Mobilidade

Semana Europeia da Mobilidade promovida junto das escolas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Início de ano letivo e não faltam coisas novas na chegada à escola pela manhã. Os alunos da Escola Básica da Corujeira ainda não sabem bem o que quer dizer a palavra “mobilidade”, nem para que servem as bolas azuis pintadas na estrada junto ao passeio, mas os pais que todos os dias ali param para os deixar têm agora a certeza de que o podem fazer com maior segurança. Numa ação de sensibilização, o Município e a Proteção Civil, com o apoio da Polícia Municipal, assinalaram a Semana Europeia da Mobilidade com a expansão das zonas de partilha em mais 19 escolas da cidade.

O sistema é conhecido como ‘kiss&ride’ e, explica Sara Fernandes, da Divisão de Mobilidade e Transportes da Câmara do Porto, “o objetivo é disponibilizar uma forma segura para que os pais consigam deixar as crianças na escola”. “Chegam, deixam os alunos de forma rápida e seguem viagem. É uma questão de segurança e de organização do espaço público”, afirma, seguindo o mote “Casa-Escola sem demora!”.

Certa de que a escola pode influenciar as crianças, adolescentes e encarregados de educação na escolha de modos de deslocação mais sustentáveis no percurso casa-escola e na adoção de normas que se traduzam em maior segurança, a iniciativa assistiu à chegada de vários alunos a pé ou em transporte coletivo.

Para os que não têm essa opção, “temos estas zonas de ‘kiss&ride’ espalhadas por grande parte da cidade”. Atualmente presentes em 43 escolas, e ainda em expansão, Sara Fernandes confirma a adesão dos encarregados de educação.

As regras são simples: a circulação automóvel está limitada aos 20km/hora e só é permitido parar nestas áreas durante o máximo de dez minutos. “É uma iniciativa que os pais agradecem porque, em zonas onde há muita pressão automóvel, é uma forma de conseguirem deixar os filhos de forma rápida sem condicionar o trânsito, evitando o estacionamento em segunda fila”, explica.

O projeto já começou em 2016 e foi reconhecido pelos Global Mobi Awards PRIO.

Seguindo a ideia de “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”, em 2021 a Semana Europeia da Mobilidade reúne, entre 16 e 22 de setembro, um conjunto de pelo menos 3.018 cidades de 52 países em torno da promoção de mudanças comportamentais por uma mobilidade ativa, pela utilização dos transportes públicos e por soluções de deslocação limpas e inteligentes.