Política

Precisam-se técnicos de informática para dar apoio às eleições europeias 2024

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_portatil_protecao_dados.jpg

Filipa Brito

As próximas eleições para o Parlamento Europeu estão marcadas, em Portugal, para o dia 9 de junho. Pela primeira vez, em todas as assembleias e seções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo.

Em virtude desta alteração, é necessário recrutar um Técnico de Apoio Informático para estar presente, no dia 9 de junho, junto às mesas de voto em cada uma das assembleias e seções de votos, devidamente credenciado pela Administração Eleitoral, para dar apoio na utilização dos equipamentos informáticos, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.

Ao Técnico de Apoio Informático estará vedado o acesso aos cadernos eleitorais desmaterializados e a qualquer operação que interfira com o processo de votação.

Para a realização desta tarefa, será necessário frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), em instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou disponibilizadas pela Câmara do Porto.

No dia 1 de junho, o Técnico de Apoio Informático irá ministrar formação aos membros de mesa sobre a utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados e proceder aos testes nas assembleias de voto.

A esta vaga, poderão concorrer cidadãos maiores de 18 anos, com o 12.º ano escolar ou ensino superior, nas áreas de formação tecnológica em informática, em sistemas de informação e de comunicações.

O Técnico de Apoio Informático receberá uma compensação no valor total de 177,45€, verba que abrange o dia de formação, o dia de teste e o dia da eleição.

As candidaturas devem ser apresentadas na plataforma eletrónica disponibilizada pelo IEFP.