Mobilidade

Portuenses mostram como querem ser ainda mais sustentáveis na Semana Europeia da Mobilidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_campanha_trotinetes_02.jpg

Filipa Brito

“Vai de Kiko, Chico” é a mais recente mensagem para chamar ainda mais utilizadores de trotinetas para as ruas da cidade. De trotineta ou bicicleta, do município às escolas e universidade, o Porto apresenta-se na 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade com várias soluções para que as deslocações sejam cada vez mais “suaves” e sustentáveis.

Em julho, os alunos do 6.º ano do Colégio Luso-Francês comparavam o sonho de criar um mundo mais verde com o sonho que, décadas antes, o Homem tinha de ir à Lua. Pensaram em como podiam contribuir e perceberam que a melhor solução era incentivar às deslocações de bicicleta. Mas não se ficaram pela imaginação e arregaçaram as mangas, pintando uma ciclovia que agora une a sua escola e o Polo Universitário.

Este mês de setembro, é a Universidade do Porto que está a disponibilizar bicicletas elétricas à comunidade académica – estudantes, docentes, não-docentes e alumni – em mais uma edição do U-Bike, o programa pioneiro de incentivo à atividade física no ensino superior.

O aluguer, disponível por períodos entre três meses e um ano, inclui a bicicleta, manutenções preventivas trimestrais, seguro, comunicações GPS, acesso à aplicação U-Bike e ainda um kit de utilizador com cadeado e capacete. Ao monitorizar os quilómetros percorridos, o projeto pretende controlar o impacto ambiental positivo da escolha deste meio para deslocações.

Cada vez mais visíveis pela cidade são as pessoas que utilizam as trotinetas para se deslocarem. Em 2020, o Porto acelerou em duas rodas com a criação de serviços de partilha em modos suaves de transporte. A campanha “Não é tudo teu, é tudo nosso!” deu a conhecer as regras de circulação e estacionamento, lembrando que este veículos podem circular em toda a rede rodoviária da cidade (com algumas exceções).

Os locais de parqueamento destes meios de transporte estão devidamente identificados por marcações azuis no pavimento e sinalética vertical.

Em 2021, a Semana Europeia da Mobilidade reúne um conjunto de pelo menos 2.986 cidades de 51 países em torno da promoção de mudanças comportamentais por uma mobilidade ativa, pela utilização dos transportes públicos e por soluções de deslocação limpas e inteligentes.