Mobilidade

Câmara do Porto vence prémio "Cidade" dos Global Mobi Awards PRIO

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_escola_sem_demora_05.JPG

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto acaba de receber o prémio “Cidade”, na cerimónia dos Global Mobi Awards PRIO. O reconhecimento é atribuído ao projeto IDEA - Utilização partilhada e eficiente da via pública, que contempla a gestão inovadora da utilização dos lugares de estacionamento junto às zonas escolares.

Foi o conceito original e inovador do IDEA que agradou ao júri do concurso, formado por arquitetos, engenheiros, jornalistas e especialistas com um vasto currículo nas áreas do urbanismo, mobilidade e transportes.

O projeto, alvo da candidatura apresentada pela Câmara do Porto, em conjunto com o CEiiA e IST-ID, incide sobre a utilização partilhada e eficiente da via pública junto às zonas escolares, que evoluiu desde um uso partilhado de lugares de cargas e descargas de mercadorias até soluções de partilha da via como temos atualmente nas zonas escolares devidamente sinalizadas e com imagem própria.

O sistema, conhecido como “kiss & ride”, substitui o pressuposto de lugares de estacionamento reservados em frente às escolas, por espaços partilhados na sua utilização. Essa identificação é facilmente percetível pelos pontos azuis assinalados no pavimento e por sinalização vertical própria.

No interior destas áreas, a circulação automóvel está limitada a 20km/hora e o período máximo de permanência é de 10 minutos. A criação destes perímetros procura, também, contrariar a paragem dos veículos em segunda fila nas horas de chegada e de saída dos alunos, oferecendo condições para que o façam de modo seguro, durante o mais curto espaço de tempo possível.

Um dos pontos mais fortes do IDEA – e que também pesou na atribuição do prémio é que a solução é facilmente replicável noutras localizações, sendo a sua implementação de baixo custo, resumindo-se ao custo da sinalização vertical e horizontal, e correspondente divulgação.

O conceito foi validado cientificamente e publicado em 2019 na revista internacional Transport Policy, com a apresentação quantitativa dos benefícios associados ao conceito. Atualmente, está implementado em 18 áreas da cidade do Porto.

De acordo com a monitorização já produzida, está comprovado que a utilização deste sistema reduz o tempo de viagem, em média 11%, dentro da rede viária, com os veículos comerciais a beneficiarem de maiores reduções (-13%). Os veículos privados de passageiros também verificam uma redução do tempo parados (em 31%), com os veículos comerciais a observarem reduções de -27%.

Por outro lado, a partilha dos lugares de estacionamento promove a eficiência da utilização do espaço urbano, com benefícios para todos os utilizadores ao nível de desempenho de tráfego e de indicadores de ambiente e energia.

A cerimónia da entrega dos Global Mobi Awards PRIO decorreu na tarde desta quarta-feira, em Alcântara, Lisboa, tendo sido transmitida digitalmente nos canais da Global Media. A Câmara do Porto recebeu o prémio “Cidade”, que visa distinguir os municípios com projetos de descarbonização dos transportes, acessibilidade e mobilidade inteligente com maior inovação ou impacto na população, ex-aequo com a Câmara de Coimbra.

Cristina Pimentel, vereadora dos Transportes da Câmara do Porto recebeu o prémio entregue pelo presidente do conselho de administração do Global Media Group, Marco Galinha, em representação do município.

Durante os últimos seis meses, o júri avaliou as 53 candidaturas apresentadas nas dez categorias a concurso, tendo escolhido aqueles que mais se distinguiram pela inovação, pelo benefício público e pela qualidade das propostas.

Os Global Mobi Awards PRIO são uma iniciativa do grupo Global Media, promovida pelo Dinheiro Vivo e pelo Motor24, em parceria com a PRIO.