Mobilidade

Porto associa-se à 20.ª Semana Europeia da Mobilidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Semana_Europeia_da_Mobilidade.jpg

A cidade do Porto associa-se à 20.ª edição da iniciativa da Comissão Europeia que promove opções de transporte mais limpas. Este ano, o foco da Semana Europeia da Mobilidade, que arranca hoje e prossegue até dia 22, é a sustentabilidade aliada à saúde de todos e circula sob o mantra “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.

São, pelo menos, 2.745 cidades de 51 países a trabalhar para a promoção de mudanças comportamentais por uma mobilidade ativa, pela utilização dos transportes públicos e por soluções de deslocação limpas e inteligentes.

A estas, juntam-se, ainda, quase 500 ações dinamizadas pelas mais diversas organizações, desde escolas a empresas, com objetivos para todos: a melhoria da qualidade do ar, uma maior segurança rodoviária, o melhor usufruto do espaço, a promoção de modos de transporte mais sustentáveis, ou a melhoria das acessibilidades.

Em 2021, a Semana Europeia da Mobilidade não podia contornar o impacto que a pandemia da Covid-19 trouxe à vida de todos e assume-se como uma “homenagem às dificuldades sentidas”, mas também como um reflexo das “oportunidades de mudança resultantes desta crise de saúde sem precedentes”.

Sob o tema “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”, a iniciativa “celebra a resiliência das cidades e as suas conquistas”. “As tendências que começaram no ano passado, como o aumento da mobilidade ativa e a utilização de mobilidade com emissões baixas ou nulas, requerem uma promoção adicional”, salienta a organização.

Saúde mental e física, segurança e resposta à Covid-19 são os quatro tópicos que norteiam a edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade.

São 20 edições de uma campanha "que continua a apoiar as iniciativas locais, nos seus esforços para tornar as cidades mais seguras, mais ecológicas, mais inclusivas e mais acessíveis". No campo da sustentabilidade, a cidade do Porto arranca a Semana Europeia da Mobilidade com a sensibilização para o uso dos transportes públicos, nomeadamente pelos mais jovens, que podem deslocar-se em toda a rede Andante, seja de metro, autocarro ou mesmo no Funicular dos Guindais, de forma gratuita com o cartão Porto..

Ainda envolvendo as faixas etárias mais novas, e a acompanhar o regresso às aulas, o Município irá proceder ao alargamento das zonas de partilha junto às escolas. O sistema de marcação e sinalização rodoviária, conhecido como “kiss&ride”, pretende garantir uma maior segurança junto à entrada e saída de alunos e foi distinguido pelos Global Mobi Awards PRIO.