Sociedade

Programa municipal promove encontro entre migrantes à procura de trabalho e empresas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O projeto municipal Porto_4_All encerrou a terceira edição com um evento de recrutamento e networking, aproximando candidatos migrantes e empresas.

O projeto, que promove a integração profissional de pessoas migrantes no mercado de trabalho da cidade, integrou, nesta edição, 54 pessoas migrantes no programa de capacitação, provenientes, maioritariamente, da Ucrânia, Brasil, Colômbia e Bangladesh, sendo que 90% dos admitidos se encontra à procura de emprego na cidade do Porto.

Os candidatos, previamente capacitados através de um programa de desenvolvimento de competências de empregabilidade em língua inglesa e portuguesa (com duração de 18 horas), tiveram a oportunidade de se apresentarem a uma plateia de empresas através de um pitch profissional.

A iniciativa contou com a presença do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, bem como da delegada regional do norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Carla Vale, e do diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, Vítor Macedo.

Ricardo Valente enfatizou a relevância do Município ter construído uma estratégia de integração da população migrante, em conjunto com outras entidades que apoiam o processo de integração social e profissional desta população, "criando assim uma resposta que vai para além do âmbito deste programa e estreitando as ligações entre as organizações do terceiro setor, as empresas e a comunidade migrante".

Por sua vez, o vereador da Coesão Social lembrou que o Porto dispõe de um Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, "que visa territorializar medidas que promovam a igualdade e o combate às discriminações de género" e também um Serviço de Mediação Municipal e Intercultural - SMMI, especialmente dirigido às pessoas das comunidades migrantes e minorias étnicas, "que tem como missão informar, aconselhar, acompanhar e mediar, numa perspetiva de integração, prevenção do isolamento e da promoção de uma cidade inclusiva".

Migrantes participantes vêm da Ucrânia, Brasil, Colômbia e Bangladesh

Na edição de 2024 foram admitidas 54 pessoas migrantes no programa de capacitação, sendo que concluíram o mesmo 34: 54,57% são mulheres e 43% homens, com uma média de idades de 40 anos. A maioria dos migrantes admitidos é proveniente da Ucrânia, Brasil, Colômbia e Bangladesh.

Cinquenta por cento das pessoas admitidas possui habilitações escolares equivalentes ao grau de licenciatura e 26% mestrado (sendo que as habilitações escolares mais baixas são equivalentes ao 12.º ano de escolaridade). As áreas profissionais mais presentes relacionam-se com os setores das IT, Economia/Gestão, Saúde, Arquitetura e Psicologia/Gestão de Recursos Humanos.

Setenta e sete por cento das pessoas migrantes encontra-se à procura de emprego, 13% do primeiro emprego, 4% empregado por conta de outrém e 4% por conta própria. Cinquenta e seis por cento tem mais de cinco anos de experiência profissional e 72% encontra-se em Portugal há menos de dois anos.

O Porto_4_All conta já com três edições e é desenvolvido pelo Município do Porto, com o apoio de vários stakeholders, nomeadamente: a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA I.P.), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), o Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais (CESAE Digital), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS Portugal).