Cultura

Porto Pianofest regressa com maratona musical no Bolhão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#AndreRodrigues_Porto_PianoFest_Jose_Ramon_Mendez_01.jpg

Nuno Marques e Òscar Colomina i Bosch (foto: André Rodrigues)

O festival internacional de música Porto Pianofest regressa de 1 a 11 de agosto, estando já confirmados os nomes de José Ramon Mendez, Lisa Yui e Evan Shinners. O primeiro concerto realiza-se dia 30 de julho, no Mercado do Bolhão, com a já habitual maratona de oito horas consecutivas de atuações ao piano.

Em comunicado, a organização do festival, que vai passar por salas do Porto, Vila Nova de Gaia e Vila Nova de Famalicão, explica que a programação da 9.ª série do Pianofest arranca já este mês com concertos de apresentação, desta vez com passagem por palcos europeus em Paris e Madrid, antes das habituais galas em Nova Iorque e Washington.

O primeiro concerto aconteceu dia 23, no Teatro Real, em Madrid, seguido, de um outro, no mesmo dia, protagonizado por Nuno Marques e pela vice-diretora, Mariel Mayz, ambos pianistas radicados nos Estados Unidos da América, e que contou com a participação especial de Luis Fernando Pérez.

O festival apresentou-se, esta sexta-feira, dia 26, em Paris, mais especificamente na embaixada de Portugal em França, num espetáculo que decorreu no âmbito das comemorações do 25 de Abril, no qual os pianistas foram acompanhados pela cantora Lara Martins, numa atuação inspirada nas músicas de Abril, adaptadas ao piano.

O festival segue para os Estados Unidos, onde se apresenta em Nova Iorque a 16 de maio e a 17 de maio em Washington, com um concerto na residência do embaixador de Portugal para os EUA, estando ambos os espetáculos a cargo de Nuno Marques, Mariel Mayz e Lara Martins.

Promover a música clássica para todos, distribuindo concertos pelas salas mais bonitas da cidade do Porto e dialogando com esta, de forma aberta e inclusiva

O Porto Pianofest, dirigido pelo pianista português Nuno Marques, "quer aproximar a música erudita a novos públicos" e a programação conta com concertos, 'masterclasses', residências artísticas e sessões para famílias.

"Os objetivos para este ano são elevar a fasquia de qualidade e continuar a promover a música clássica para todos, distribuindo concertos pelas salas mais bonitas da cidade do Porto e dialogando com esta, de forma aberta e inclusiva", refere, no texto, Nuno Marques.

A organização destaca o concerto de Nuno Marques, previsto para dia 2 de agosto, a quem se junta Lara Martins, cantora de teatro musical e protagonista de "O Fantasma da Ópera", em Londres há mais de 10 anos, para dar vida ao projeto "Mensagem", uma apresentação inédita, inspirada na literatura portuguesa, tendo como mote os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.