Sociedade

Jardim da entrada principal do Palácio de Cristal recebe obras de requalificação

  • Notícia

    Notícia

#fib_palacio_de_cristal.jpg

Em 2019 todos os moradores do Bairro do Aleixo serão realojados.

Miguel Nogueira

O Jardim Emílio David, cartão de visita dos Jardins do Palácio de Cristal, vai ser requalificado durante os próximos 180 dias. A sua recuperação paisagística completa a grande intervenção deste espaço único na cidade, iniciada em 2015.

A recuperação paisagística do Jardim Emílio David, na entrada principal do Palácio de Cristal, vai preservar o traçado original, inclusive dos canteiros, desenhados há mais de 150 anos. Os principais trabalhos da intervenção, com obra hoje consignada, consistem no reforço de drenagem na reformulação da rega e da iluminação do jardim, na reparação de pavimentos e dos elementos de pedra existentes, nomeadamente dos lagos, muros e escadaria. Ao nível exterior será feita uma limpeza do muro circundante, a retificação dos gradeamentos e a requalificação das bilheteiras, tudo obedecendo a critérios de autenticidade e respeito absoluto pelo património histórico.

Por esse motivo, a entrada principal (através da Rua de D. Manuel II) fica encerrada durante o período de obra, que também será vedada em todo o seu perímetro. As entradas laterais - da Avenida das Tílias e da Avenida dos Plátanos - passam a funcionar como entradas norte de acesso ao público. E o estaleiro da obra fica instalado entre a Avenida dos Plátanos e a Rua de Jorge de Viterbo Ferreira.

A empreitada, cujo concurso foi lançado no mês de agosto pela empresa municipal GO Porto, que também é responsável por todo o acompanhamento da obra, representa um investimento superior a 740 mil euros.

Investimento nos Jardins do Palácio ultrapassa os 1,3 milhões de euros

No total, foram já investidos mais de 1,3 milhões de euros nos jardins deste espaço ímpar na cidade. Entre as intervenções realizadas contabiliza-se o restauro da Avenida das Tílias em 2015, a consolidação de muros e escarpa e a renovação dos jardins românticos.

É de mencionar também a requalificação do Museu Romântico, reaberto no início deste ano, ou a aprovação da aquisição em direito de preferência de um imóvel na Rua de Entre Quintas, o que permitirá expandir os jardins do Palácio de Cristal num futuro próximo. Ainda neste mês de outubro, procedeu-se à renovação do parque infantil que mora no seu interior.

Para maio de 2019, a cidade aguarda a reabertura do Pavilhão Rosa Mota, que está a ser requalificado por privados. A concessão irá representar um encaixe para o Município de quatro milhões de euros, mediante o pagamento de uma renda mensal que ronda os 20 mil euros, atualizada à taxa de inflação, pelo período de exploração de 20 anos. Ou seja, a total requalificação do interior do equipamento, que passará a ser multiusos, ocorre sem qualquer encargo financeiro para a autarquia.