Cultura

Polo da exposição dedicada aos 500 anos do Foral da Cidade é inaugurado terça-feira no Átrio da Câmara

  • Notícia

    Notícia

#mno_foral_polo_CMP.jpg

Miguel Nogueira

O edifício dos Paços do Concelho inaugura nesta terça-feira, às 18,30 horas, um polo da exposição sobre o foral manuelino, onde se propõe um roteiro histórico pelo Porto do século XVI.

A inauguração de "O Foral do Porto. 1517-2017. Marca de um Rei, Imagem de uma Cidade" inclui a atuação do Conservatório de Música do Porto e uma conferência pelo historiador Luís Miguel Duarte, inserida no ciclo "Em torno do Foral do Porto de 1517".

Na mesma sessão, a curadora da exposição, Paula Pinto Costa, fará a apresentação do catálogo, que inclui a reprodução fac-similada do foral que D. Manuel I concedeu à cidade em 20 de junho de 1517, bem como textos alusivos aos núcleos temáticos da exposição.

Complementando o polo principal patente na Casa do Infante, esta nova secção de "O Foral do Porto. 1517-2017. Marca de um Rei, Imagem de uma Cidade" está centrada na esfera armilar, que constitui um dos símbolos do Rei D. Manuel, e num roteiro histórico pelo Porto do século XVI, convidando o visitante a fazer um itinerário pela cidade e a descobrir 16 pontos-chave assinalados numa estrutura evocativa de um repositório de memórias.

De acesso livre, a exposição fica patente até 31 de dezembro. Na Casa do Infante, é visitável de terça-feira a domingo das 9,30 às 12,30 horas e das 14 às 17 horas (encerra aos feriados), enquanto nos Paços do Concelho está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.