Cultura

Livro sobre o Batalha traz recordações do passado e lança pistas para o futuro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No dia em que se assinalou o 76.º aniversário da abertura do Batalha, no passado sábado, foi lançado um livro que aborda o percurso histórico do icónico edifício, recuperado e reaberto em dezembro de 2022. "Batalha — Retrospetiva do Futuro" traz à memória o espaço e toda a sua envolvência e lança pistas para o futuro.

A cerimónia, que decorreu no bar do centro de cinema, contou com a presença dos autores do livro - Alexandre Alves Costa, Sergio Fernandez, Ana Alves Costa, Paula Parente Pinto, Sónia Moura e Sérgio C. Andrade – para além do presidente da Câmara, Rui Moreira, e do diretor artístico do Batalha, Guilherme Blanc.

Recorde-se que a intervenção no edifício – assegurada pela Empresa Municipal GO Porto – representou um investimento municipal superior a cinco milhões de euros e incluiu trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies (pavimentos, paredes e tetos), das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes. O edifício encontrava-se em condições ainda mais gravosas do que se esperava antes de iniciar a empreitada.

A descoberta dos frescos de Júlio Pomar – que aconteceu no decorrer da empreitada e permitiu recuperar para a cidade um património da década de 1940 que havia sido censurado pelo Estado Novo – é, hoje, um dos sítios mais apreciados, para além de toda a programação, que já levou milhares de pessoas ao centro de cinema.

O aniversário do Batalha contemplou ainda uma visita guiada, conduzida pelos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, responsáveis pela recuperação do edifício, e o arranque da retrospetiva dedicada ao realizador luso-suíço Basil da Cunha, que incluiu a exibição do filme "O Fim do Mundo" e uma conversa com o cineasta.