Ambiente

E se o morango não for um, mas vários frutos? Este e outros segredos das sementes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_morangos_02.JPG

DR

O quinto episódio de “Ambiente Descomplicado”, promovido pela equipa de Educação Ambiental do município vai ao início de tudo: à semente. E ajuda a perceber o trabalho que aquela parte tão pequena do fruto tem para dar continuidade às espécies.

Cada semente é uma nova planta em potência. Até aqui nada de novo. Mas, e se dissermos que, para a botânica, um morango não é um fruto, mas inúmeros minúsculos frutos? E cada um deles tiver uma semente? Talvez não seja uma ideia tão óbvia.

As sementes são a forma de propagação ideal das plantas e são o resultado da união de duas células reprodutoras, uma feminina e uma masculina. Daí que cada semente seja diferente da outra. É esta diversidade genética que garante a capacidade de adaptação das espécies.

Como é que isto funciona? Depende da semente. Como a equipa de Educação Ambiental mostra, a experiência do feijão e algodão que muitos terão feito na escola primária reproduz as condições ambientais ideais para a germinação da semente que é o próprio feijão.

Enquanto esta precisa de água, outras há que não germinam sem passar por um período de temperaturas negativas ou pelo tubo digestivo de alguns animais. Cada semente tem um código próprio para despertar.

Estes e outros segredos sobre o que há dentro das sementes podem ser conhecidos no vídeo da equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto. Noutros episódios, o “Ambiente Descomplicado” já abordou temas como a chuva, a mudança de cor das folhas no outono, e a problemática dos microplásticos. Os vídeos estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.