Ambiente

O que une os dinossauros e a couve da sopa... será chuva?

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_alerta_chuva_forte.jpg

Miguel Nogueira

Chuva ou não, água é certamente. Ao terceiro episódio da série “Ambiente Descomplicado”, a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto explica o fenómeno que torna o confinamento menos difícil de suportar: a chuva que cai lá fora e de que forma é ela um elemento que liga tudo e todos no Planeta…Água.

Sendo composto maioritariamente por água, e, tanto quanto se sabe, sendo o único a apresentar provas de água nos seus três estados – líquido, sólido e gasoso – a equipa quase se atreve a dizer que o planeta se devia chamar Água em vez de Terra. Também porque “é a presença deste elemento no estado líquido que permite a existência de vida”.

O novo episódio gira em torno da famosa molécula que é o H2O para nos explicar porque é que chove, e qual a importância desse fenómeno. E gira talvez seja a palavra mais acertada pois permite perceber o famoso Ciclo da Água, percurso que faz com que a quantidade de água que existe hoje “seja exatamente a mesma de quando o planeta se formou, há 4,6 mil milhões de anos”.

Os mais novos talvez se espantem ao saber que as moléculas de água que estão na folha da couve da sopa que comem ao jantar, porventura, já tenham feito parte do corpo de um dinossauro do período jurássico. Ou até sejam as mesmas que deram a volta a todos os oceanos e rios da Terra…várias vezes. Mas assim é.

Para perceber processos como o de evaporação, condensação e solidificação, a equipa de Educação Ambiental deixa um vídeo com experiências para fazer em casa:

No final, uma lembrança para o papel que todos têm na preservação das grandes reservas de água do planeta.

Este “De onde vem a água da chuva” é o terceiro episódio de uma série que já explicou o que são – e quão perigosos são – os microplásticos, e porque é que as folhas mudam de cor no outono.

Para descobrir outros vídeos que nos permitem aproximar da natureza em tempos de confinamento, aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.