Educação

Universidade do Porto entre as 100 melhores do mundo em quatro áreas de estudo

  • Notícia

    Notícia

#mno_aniversario_up_01.jpg

Arquitetura, Ciências do Desporto, Engenharia Civil e Engenharia Química posicionam a Universidade do Porto entre as melhores do mundo, segundo o QS World University Rankings by Subject 2018.

Segundo o site da instituição, a Universidade do Porto (U.Porto) figura entre as 300 melhores do mundo em 22 das áreas de estudo avaliadas na edição 2018 daquele que é um dos mais completos e reputados rankings internacionais de ensino superior.

A U.Porto é uma das melhores do mundo em 22 das 48 áreas analisadas, liderando o ranking português (isolada ou ex aequo) em 12: Agricultura, Ciências do Ambiente, Desporto, Educação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Aeronáutica, Engenharia Química, Farmácia e Farmacologia, Medicina, Química.

O ranking classifica a qualidade do ensino e da investigação produzida por mais de 4.200 universidades de 151 países em 48 áreas de estudo, recorrendo a dados de volume e qualidade da produção científica e aos resultados de inquéritos de reputação entre empregadores e académicos de todo o mundo.

Comparativamente a 2017, a U.Porto melhorou o seu desempenho global (sobe em 11 classificações face a 2017), surgindo pela primeira vez entre as 51 e as 100 melhores universidades do mundo em quatro áreas - Arquitetura, Desporto, Engenharia Civil e Engenharia Química - e entre as 101 e as 150 melhores em três: Agricultura, Ciências do Ambiente e Farmácia e Farmacologia.

Numa edição em que Portugal é destacado como "o país europeu com a melhoria mais significativa no último ano", a U.Porto posiciona-se ainda como a melhor universidade portuguesa em quatro das 42 subáreas com presença nacional (Engenharia Química, Medicina, Farmácia e Farmacologia, e Química), liderando ex-aequo outras oito (Agricultura, Arqueologia, Arquitetura, Ciências do Ambiente, Desporto, Educação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Aeronáutica).

Na análise à prestação da U.Porto nas classificações elaboradas pela empresa multinacional Quacquarelli Symonds ressalta a subida acentuada, em relação a 2017, da posição absoluta da Universidade em todas as cinco grandes áreas temáticas avaliadas. A Universidade do Porto melhorou sua pontuação média em todas as métricas utilizadas pela QS, verificando-se a maior subida no indicador de Reputação entre Empregadores, que mede a opinião do empregador sobre a qualidade dos graduados.

A nível global, o ranking das instituições com mais referências no "Top 10" das várias áreas analisadas é liderado pelas universidades de Cambridge (Reino Unido) com 37, Oxford (Reino Unido) com 33, e California, Berkeley (EUA) com 34. Já a Universidade de Harvard (EUA) continua a ser a instituição que mais vezes (14) aparece na primeira posição de cada área (14), seguida do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com 12 posições de liderança.

Para a elaboração da edição 2018 do "QS World University Rankings by Subject" foram analisadas mais de 4.200 universidades e 10.000 cursos de todo o mundo. A avaliação para cada uma das 48 áreas/disciplinas classificadas (e agrupadas em cinco grandes temáticas) foi ponderada de acordo com vários indicadores de qualidade (reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica) e teve como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados Scopus/Elsevier.