Economia

Atribuídos mais de 90 postos de venda nos mercados municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_mercado_da_pascoa_oficina_artesao_07.JPG

Filipa Brito

Está terminado o primeiro ciclo de atribuição de postos de venda em mercados municipais. Foram outorgados 92 lugares para os mercados de Numismática, Filatelia e Colecionismo, de Antiguidades e Velharias e de Artesanato da Batalha, bem como para a Feira dos Passarinhos.

A atribuição foi feita através de quatro sorteios, dois realizados em maio e dois em julho, prática que resulta da recente adequação do Código Regulamentar do Município do Porto à legislação nacional.

Para o segundo semestre de 2024, estão previstas diversas iniciativas, entre as quais, o lançamento de um livro de bolso alusivo aos Roteiros pelas Feiras e Mercados do Porto, um concurso para a atribuição de duas bancas de restauração, a segunda edição da Oficina do Artesão e, ainda, a entrega dos prémios "A Banca Vizinha Não é Melhor do que a Minha 2024".

Recorde-se que, ao longo dos últimos anos, o Município do Porto tem investido, significativamente, nas condições físicas destes espaços, nos produtos fornecidos e na capacitação dos seus comerciantes em novas temáticas como a exposição de produto, a sustentabilidade e a digitalização dos negócios.

A estratégia municipal aponta para o fomento da criatividade junto dos comerciantes e artesãos, enfatizando a atratividade dos mercados, enquanto centros económicos inovadores, dinâmicos e culturais, únicos na cidade.