Cultura

Transantiquity abre reflexão sobre a presença da Antiguidade na atualidade

  • Notícia

    Notícia

Transantiquity_Banner2.jpg

A Galeria Municipal do Porto apresenta a partir de 8 de dezembro "Transantiquity", a sexta e última exposição de 2018.

Com curadoria de Filipa Oliveira e Guilherme Blanc, o projeto expositivo inclui obras de 20 artistas cujo trabalho estabelece uma relação entre os paradigmas da Antiguidade e o tempo contemporâneo. De que forma estamos condicionados pelo "cânone clássico" da Grécia Antiga e da Roma Antiga, berços da civilização ocidental?

A exposição, cuja inauguração está marcada para as 18 horas, propõe que, nos tempos de crise política e social em que vivemos, torna-se vital revisitar e reavaliar os fundamentos da Antiguidade, que ciclicamente alicerçam as sociedades ocidentais, simultaneamente questionando as suas fronteiras temporais e geográficas e respetivas narrativas. Num mundo cada vez mais globalizado, como pode essa reflexão revelar diferentes perspetivas e orientar possíveis futuros?

A linearidade do Tempo e o desejo cíclico pelo "clássico", as ruínas do passado e as ruínas contemporâneas são alguns dos temas abordados na exposição, que inclui obras de artistas de múltiplos contextos, origens e práticas: Ana Mendieta, Ana Vieira, Basim Magdy, Benoît Maire, Clemens Von Wedemeyer, Derek Jarman, Dineo Seshee Bopape, Fernando Lanhas, Francisco Tropa, Gabriele de Santis, Grayson Perry, Guan Xiao, Haris Epaminonda, Jeronimo Voss, Joana Escoval, Mariana Castillo Deball, Mary Reid Kelley e Patrick Kelley, Núria Güell, Pablo Bronstein e Vasco Araújo.

A reflexão sobre a manifestação da Antiguidade na cultura contemporânea foi também o tema da última edição do Fórum do Futuro, realizada no início deste mês, que contou com a participação de Guan Xiao, Mary Reid Kelley e Patrick Kelley, artistas cuja obra estará presente nesta exposição.

Com entrada livre, a Galeria Municipal apresenta "Transantiquity" até 17 de fevereiro de 2019.