Cultura

Solidão criativa de Valter Hugo Mãe passa da escrita para a tela de cinema

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Miguel Gonçalves Mendes aceitou o desafio e realizou um documentário sobre a solidão criativa do escritor Valter Hugo Mãe. "De Lugar Nenhum" é um projeto no qual o realizador, nascido na Covilhã, trabalha há mais de 10 anos e que dará, igualmente, origem a uma série de 12 episódios, já adquirida pela RTP e pela Globo (Brasil). O filme foi apresentado, esta terça-feira à noite, no Cinema Trindade.

"De Lugar Nenhum" regista a vida do escritor durante a jornada para conceção e escrita do seu livro "A Desumanização". Um marco na carreira de Valter Hugo Mãe e que nasceu da necessidade sentida pelo próprio de se afastar das suas raízes, Portugal, e ir em busca de inspiração: explorar geografias distantes, como a mística Islândia. O melhor lugar para aprendermos como viver em solidão.

A escrita do livro desenrola-se em vários e distintos países – Islândia, Brasil, Portugal, Colômbia, Macau – e cada geografia representa uma fase única nesta jornada solitária de Valter Hugo Mãe.

"De Lugar Nenhum" faz parte de algo muito maior para Miguel Gonçalves Mendes: "Sentido da Vida", composto pela película principal, onde oito personagens, filmadas ao longo de sete anos, se cruzam e oito filmes individuais (entre os quais, o de Valter Hugo Mãe, mas também o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen, a ex-presidente brasileira Dilma Roussef, o juiz espanhol Baltasar Garzón ou a artista japonesa Mariko Mori).

amerca_sessao_privada_filme_sobre_valter_hugo_mae_2024_06.jpg

A apresentação do filme contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, que deixou elogios, quer a Valter Hugo Mãe – "para mim, um dos mais inovadores e estimulantes escritores de língua portuguesa da atualidade" – quer a Miguel Gonçalves Mendes – "trouxe novas ideias, novos conceitos, novas linguagens para o documentário realizado em Portugal".

"Tanto no filme principal como na série, a história começa aqui, no nosso Porto - onde ao longo da narrativa vários dos personagens se vão cruzar", frisou Rui Moreira, recordando que a cidade tem uma forte tradição literária: "Aqui nasceram e viveram alguns dos mais importantes escritores portugueses de sempre. Aqui foram escritas algumas das mais notáveis obras do nosso cânone literário. Aqui se inspiraram muitos poetas e escritores, eternizando o Porto nas páginas dos seus livros", disse.

"No filme e na série, a cidade do Porto é apresentada como um dinâmico polo de investigação científica e criação artística. 'O Sentido da Vida' transmite a imagem do Porto como uma cidade aberta, moderna e cosmopolita. Uma cidade como sempre nos propusemos ser, e que de facto somos na realidade", acrescentou.

Rui Moreira mostrou-se ainda satisfeito pelo filme "De Lugar Nenhum" ser exibido no Cinema Trindade, "uma sala que, com o apoio do Município do Porto, tem dado a ver cinematografias mais exigentes e menos acessíveis no circuito comercial".