Ambiente

Porto debate com cidades europeias estratégias para fazer face às alterações climáticas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_abertura_parque_da_asprela_39.jpg

Miguel Nogueira

O vice-presidente da Câmara do Porto participou no evento "Climate-Resilient Water Management", organizado pela Globe-EU, que tem como objetivo encontrar soluções para os desafios que as alterações climáticas apresentam para a gestão da água nas cidades europeias. Durante a sessão, Filipe Araújo partilhou a experiência do Porto no combate à escassez de água, como o uso de água não potável para a limpeza de ruas e rega de áreas verdes, e na melhoria da infraestrutura hídrica.

O evento, que decorreu no passado dia 8, reuniu especialistas de vários setores, incluindo autoridades públicas, decisores políticos e representantes do setor privado, para discutir estratégias eficazes para a gestão dos recursos hídricos perante as alterações climáticas.

Filipe Araújo realçou a importância de agir para enfrentar os desafios da gestão da água, referindo que "os efeitos das alterações climáticas estão a tornar-se evidentes e devemos agir imediatamente para proteger nossos recursos hídricos". Destacou também as medidas adotadas pela cidade de Porto para combater a escassez de água, assim como o uso de água não potável para a limpeza de ruas e rega de áreas verdes.

O responsável pelos pelouros do Ambiente e Transição Climática, da Inovação e Transição Digital frisou ainda a necessidade de colaboração entre cidades, empresas privadas e decisores políticos para desenvolver soluções sustentáveis na gestão dos recursos hídricos. "A água é um recurso partilhado e devemos trabalhar juntos para garantir a sua gestão sustentável", afirmou Filipe Araújo.

O evento contou com a presença de especialistas de diferentes áreas, incluindo Jan Rasmussen, diretor do projeto "Center for Climate Adaptation" em Copenhaga, Cédric Egger, diretor geral de sustentabilidade da Nestlé Waters, Willem-Jan Goossen, Policy Officer, DG-CLIMA.E.1, e Janneke de Vries, diretora de parcerias da União Europeia no World Resources Institute (Aqueduct).

A discussão passou por vários tópicos relacionados com a gestão da água, eficiência hídrica e participação pública. Foi destacada a importância de adotar uma abordagem holística para a gestão da água e adaptação às constantes alterações climáticas. A sessão terminou com um período de intervenção aberto a todos os participantes, que tiveram a oportunidade de questionar os oradores, mas também de partilhar as suas experiências e ideias de como enfrentam os desafios da gestão da água nas suas respetivas cidades.