Sociedade

Município entrega medalhas de mérito, resiliência e orgulho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Compensando a cerimónia que não foi possível realizar em 2020 devido à pandemia, a entrega de Medalhas Municipais de Honra, Mérito e Bons Serviços deste ano decorreu em dose dupla. Com os olhos no futuro, o Município reconheceu os que, no presente e no passado, contribuem para o prestígio de uma cidade invicta e resiliente. A sessão cumpriu a tradição e voltou à Casa do Roseiral, nos jardins do Palácio de Cristal, ao final da tarde desta sexta-feira.

“O Porto é uma cidade especial”. Foram as palavras que o presidente da Câmara do Porto encontrou para enaltecer o mérito dos 40 medalhados de um período particularmente desafiador. Para Rui Moreira são óbvios os motivos pelos quais a cidade se chama a si própria “Invicta” e “faz das tripas coração”. “Aquilo que temos verificado no último ano, em que temos visto a nossa vida a ser alterada, é que a cidade do Porto tem demonstrado uma extraordinária resiliência. E isso deve fazer parte da nossa autoestima”, afirmou.

“Honrado por ter sido presidente da Câmara durante este período”, Rui Moreira sublinhou que o Município “fez o que estava ao seu alcance, mas aquilo que as cidadãs e os cidadãos do Porto fizeram, e continuam a fazer diariamente, deve ser para todos nós um motivo de orgulho”.

Já com “saudade do futuro” e certo de que, quando a pandemia passar, “cá estaremos, todos os portuenses, para reerguer a cidade”, o autarca fez questão de destacar os homenageados da tarde, “pessoas com vidas muito diferentes, com perfis muito diferentes, mas todos contribuíram ativamente para a cidadania na cidade do Porto e, por isso, lhes deve ser dado o devido reconhecimento”. “Quando vemos o número de pessoas e instituições, e principalmente o seu prestígio, podemos dizer que o Porto, de facto, é uma nação”, afirmou Rui Moreira.

Honra por quem oferece o trabalho à cidade

Este ano, foram atribuídas duas Medalhas de Honra da Cidade. Uma a Francisco Carvalho Guerra, que dedicou grande parte da sua vida à Química Farmacêutica e à Bioquímica, tendo sido bastonário da e presidente do Conselho Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos, presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica, vice-reitor da Universidade do Porto e presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. “Várias vezes condecorado nacional e internacionalmente, incluindo pelo Papa João Paulo II e pelo Papa Francisco”, Francisco Carvalho Guerra é “um dos mais reconhecidos académicos da cidade e uma das figuras mais proeminentes da sociedade portuguesa” e “sempre se bateu pelo Norte e pelo Porto”.

A segunda Medalha de Honra da Cidade foi entregue a Álvaro Sequeira Pinto, licenciado em Direito e com uma vasta carreira na gestão de empresas. Sequeira Pinto é colecionador de artes decorativas, pintura e escultura, com especial destaque para os objetos ligados à expansão portuguesa, com peças que integram inúmeras exposições realizadas em todo o mundo. Membro do Círculo José de Figueiredo, do International Council of Museums e dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, cedeu, recentemente, a coleção Távora Sequeira Pinto à futura expansão do Museu da Cidade, a ser erguida no Matadouro Industrial de Campanhã, “denotando um enorme ato de generosidade para com a cidade do Porto”.

Quatro dezenas de medalhas numa sessão a contar com 2020

Este ano, a lista dos distinguidos com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro é composta por Acácio Pereira Branco, da Barbearia Garrett, os arquitetos Alexandre Alves Costa, Ginestal Machado e Manuel Fernandes de Sá, a florista Anízia Teixeira, Belmiro Monteiro Cunha, o designer Eduardo Aires, o ex-presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, Henrique Barros, presidente do Conselho Nacional de Saúde, os empresários Ilídio Pinho, Paulo Antunes, Manuel Pinheiro e Reinaldo Pereira, os médicos e poetas João Luís Barreto Guimarães e Jorge de Sousa Braga, José Pinto Ferreira, o professor Joaquim Azevedo, os músicos Manel Cruz, Manuela Azevedo e Pedro Abrunhosa, o maestro Rui Massena, o antigo secretário de Estado, António Macedo Varela, o artesão Manuel Andrade, a antiga diretora do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, Maria José Ascensão, a vendedora do Mercado do Bolhão, Sara Araújo, o arquiteto paisagista, Sidónio Pardal, o antigo dirigente desportivo, Manuel José Rijo, o ex-selecionador de Hóquei em Patins, Vítor Hugo, e, a título póstumo, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Abel Sampaio Tavares e o deputado da Assembleia Municipal do Porto, Pedro Batista.

Ao nível das instituições, a Medalha de Mérito - Grau Ouro foi entregue à Associação dos Albergues Noturnos do Porto, ao MIRA FORUM / Espaço Mira, à Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, Mundo a Sorrir, à Táxis Invicta - Central Rádio Táxi do Porto, e à Cooperativa dos Rádio Táxis do Porto, Raditáxis.

A tarde que assinala o trabalho e dedicação de várias figuras e entidades à cidade preencheu-se, também, com o reconhecimento, a nível interno da autarquia, do Comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros e coordenador da Proteção Civil do Porto, Carlos Eduardo Saraiva Marques, do ex-vice-presidente da DomusSocial, Fernando Francisco Barbosa Pinto, e de Isabel Hespanhol, antiga coordenadora da Águas do Porto, que receberam do presidente da Câmara e do presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, a Medalha Municipal de Bons Serviços.

A cerimónia foi testemunhada pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, os vereadores do executivo, Catarina Araújo, Cristina Pimentel, Fernando Paulo, Pedro Baganha e Ricardo Valente, e os vereadores Ilda Figueiredo, Manuel Pizarro e Álvaro Almeida, assim como representantes das várias forças políticas municipais, e ainda a comissária europeia, Elisa Ferreira.