Cultura

Fórum do Futuro não se realizará em 2020 mas vai ter uma edição em livro

  • Notícia

    Notícia

#JC_forum_futuro_travessias.jpg

O Fórum do Futuro, programa de debates e performances que se realiza anualmente no início do mês de novembro, não acontecerá este ano, pela primeira vez desde que foi criado, em 2014. As circunstâncias atuais relacionadas com a pandemia impossibilitam a concretização do evento e, como tal, o Município do Porto decidiu cancelar aquela que seria a 7ª edição do projeto.

Por sugestão da equipa curatorial do Fórum do Futuro 2020, composta por Guilherme Blanc, diretor do Departamento de Arte Contemporânea e Cinema da empresa municipal Ágora, e por três curadores por si convidados - Filipa Ramos, curadora e investigadora, Jenna Sutela, artista multidisciplinar, e Shumon Basar, escritor e curador - o Fórum do Futuro transformar-se-á este ano num livro. A publicação partirá parcialmente do tema já anunciado para o Fórum 2020: uma reflexão sobre cosmogonias, e a forma como diversos entendimentos sobre o conhecimento do cosmos definem práticas artísticas e científicas contemporâneas; relacionando-a, todavia, com a forma como o mundo mudou ao longo dos últimos meses.

A proposta de realizar um livro, em alternativa à transformação do Fórum do Futuro num projeto online, partiu de uma reflexão da equipa artística relativamente às formas como, num contexto pandémico e pós-pandémico, o conhecimento tem vindo a circular, e considerando que determinados canais de disseminação de conhecimento se têm tornado mais efémeros, e as plataformas discursivas têm assistido a uma sobredigitalização. Proposta esta que foi bem aceite pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, que tutela o projeto.

O contexto de pandemia de Covid-19, que implica enormes limitações à circulação e reunião de pessoas, impôs à equipa de curadores uma ponderação sobre a exequibilidade de um programa que envolvia a deslocação de convidados vindos de diversos países e continentes, alguns dos quais particularmente afetados pelo vírus, e que cancelaram a sua participação.

Desta forma, decidiu-se desenvolver um projeto editorial que comissariará ensaios escritos e visuais, bem como conversas e entrevistas, e contará com contributos de importantes figuras que se destacam em diversas áreas, desde a arte contemporânea à ciência. Com o objetivo de preservar o espírito de envolvimento de públicos locais, a publicação contará ainda com entrevistas realizadas por grupos de investigadores e estudantes de várias instituições da cidade a alguns dos convidados que contribuirão para a publicação.

O livro será lançado até ao final do ano, distribuído gratuitamente a nível local, e de forma não gratuita nacional e internacionalmente, numa parceria de copublicação com a editora alemã BOM DIA BOA TARDE BOA NOITE.