Cultura

Foral do Porto conta história da cidade a partir deste domingo na Casa do Infante

  • Notícia

    Notícia

Abre neste domingo ao público, a partir das 9,30 horas, a exposição "O FORAL DO PORTO. 1517-2017. MARCA DE UM REI, IMAGEM DE UMA CIDADE", no Arquivo Histórico / Casa do Infante, que assinala os 500 anos do Foral Manuelino e nos leva numa viagem pela História da cidade.

Reunindo peças do espólio da Câmara do Porto, algumas das quais foram alvo de restauro e se encontram habitualmente dispersas por diferentes equipamentos municipais, a exposição tem curadoria da investigadora e docente da Universidade do Porto Paula Pinto Costa.

A iniciativa assinala os 500 anos do Foral Manuelino do Porto e está organizada em dois núcleos: um central, no Arquivo Histórico Municipal/Casa do Infante, e outro nos Paços do Concelho, que será aberto ao público a partir do próximo dia 20.

O núcleo central da exposição desenvolve-se em torno de quatro eixos temáticos: 1. O Foral e o Porto: símbolo, marca e identidade; 2. O Foral e o Porto: rei, lei, poder(es); 3. O Porto do século XVI e o seu Termo: espaço, centralidade e funcionalidade; 4. O Foral Manuelino do Porto: arte, técnica, comunicação.

No caso do roteiro histórico pelo Porto do século XVI, proposto no núcleo expositivo dos Paços do Concelho, convida o visitante a fazer um itinerário pela cidade, descobrindo 16 pontos-chave assinalados numa estrutura evocativa de um repositório de memórias.

No âmbito da exposição, a Câmara do Porto publica também um catálogo que inclui a reprodução fac-similada do foral que D. Manuel I concedeu à cidade em 20 de junho de 1517, bem como quatro textos alusivos aos núcleos temáticos da exposição.

Em complemento, o programa de comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino inclui um ciclo de conferências, que tem como objetivo contribuir para a contextualização das temáticas do século XVI português e portuense, e com um conjunto de atividades educativas e culturais direcionadas para diferentes públicos.

No Arquivo Municipal / Casa do Infante, a visita do público realiza-se de terça-feira a domingo, das 9,30 às 12,30 horas e das 14 às 17 horas, até 31 de dezembro. Encerra aos feriados.

Nos Paços do Concelho, o horário de visita da exposição é de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.