Desporto

Dia aberto convida todos os cidadãos a experimentar golfe inclusivo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Quinta da Bonjóia acolheu um “open day” de golfe adaptado, uma iniciativa inserida na Semana de Inclusão, organizada pelo Município do Porto.

Divididos por grupos, os participantes puderam experimentar uma aula prática de golfe adaptado, com a duração aproximada de 45 minutos, orientada por professores especializados em golfe e desporto adaptado, ao longo do dia 19 de maio.

O vereador da Educação e da Coesão Social acompanhou uma das aulas e destacou a importância deste género de ações que “possibilita a prática desportiva de golfe adaptado a pessoas com ou sem deficiência ou incapacidade e também às instituições que fazem trabalho nesta área para que possam proporcionar aos seus utentes a vivência de um dia diferente.”

“A deficiência ou incapacidade pode ser um obstáculo a uma integração plena e satisfatória e a prática desportiva é um elemento facilitador, permitindo atenuar e combater a exclusão sentida por este grupo vulnerável”, reiterou Fernando Paulo.

São vários os estudos que têm demonstrado que a prática de uma modalidade desportiva, de forma recorrente, contribui para o desenvolvimento da condição física e psicomotora, acelera o processo terapêutico, estimula o desenvolvimento cognitivo, promove um aumento da comunicação, melhora o autoconceito e autoestima, potência a sensação de bem-estar e equilíbrio e contribui para a integração social e para o aumento da qualidade de vida.

Para isso tem contribuído o projeto Golfe para Todos, implementado desde 2012 pela Câmara do Porto, com o objetivo de promover competências de inclusão de cidadãos com necessidades específicas de funcionalidade, incapacidade e saúde. Desde essa altura que são realizadas sessões regulares na Quinta de Bonjóia, com o ensino e treino da atividade desportiva de Golfe Adaptado. As aulas são ministradas por um professor de Educação Física e decorrem três vezes por semana, durante todo o ano. Neste ano, o projeto abrange 96 alunos provenientes de várias instituições da cidade.