Ambiente

Contrato Climático do Porto faz acelerar todos os caminhos da descarbonização

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com um Contrato Climático firmado, a cidade do Porto mantém, não apenas o compromisso, mas o passo acelerado para alcançar a meta da neutralidade carbónica até 2030. Na semana passada, o Município deu a conhecer os avanços de dois projetos que se têm revelado fundamentais para este desígnio: o ASCEND, que prevê a criação de um distrito de "energia positiva", e o WAKE UP!, que integra tecnologia e informação para colocar os cidadãos no centro da ação climática.

"A neutralidade carbónica até 2030 é uma ambição enorme do Porto que contribuirá para uma cidade com cada vez maior qualidade de vida", sublinhou o vice-presidente da Câmara, na sessão "Acelerar a descarbonização do Porto", que teve lugar na Porto Innovation HUb.

Igualmente responsável pelo Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo voltou a afirmar a vontade do Município em "liderar pelo exemplo com um plano objetivo, capaz de mobilizar instituições públicas, privadas e os portuenses".

nmc_projecto_ascend_2024_14.jpg

Recorde-se que o Porto foi selecionado, pela Comissão Europeia, para integrar o grupo das 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima, consolidando a sua liderança a nível nacional e europeu na ação climática.

No âmbito da participação nesta Missão Cidades, o Porto submeteu, recentemente, para avaliação, o seu Contrato Climático de Cidade, a estratégia integrada para atingir os objetivos climáticos.

Os compromissos assumidos pelo Município, assim como o plano de ação e o plano de investimentos, que refletem a visão do Porto para 2030, foram apresentados pelo diretor para a Neutralidade Carbónica do Porto, Daniel Freitas.

ASCEND e WAKE UP!, motores sustentáveis da descarbonização

Dentro das múltiplas iniciativas promovidas pelo Pacto do Porto para o Clima, que já conta com centenas de adesões, dois projetos têm-se mostrado fundamentais para o objetivo comum. Na Porto Innovation Hub, Sílvia Sousa e Ana Silva apresentaram as atividades desenvolvidas pelo consórcio local durante o primeiro ano de implementação do ASCEND (Accelerate Positive Clean Energy Districts).

O objetivo do projeto é acelerar as áreas urbanas de energia positiva, contribuindo para a saúde das cidades, para a inclusão e neutralidade climática e para potenciar a escalabilidade do desenvolvimento de soluções PCED (Positive, Clean Energy Districts) custo-efetivas.

O projeto, com duração até 2028, tem um orçamento global de cerca de 25 milhões de euros para um consórcio de 39 beneficiários de 14 países diferentes e é financiado pelo programa Horizonte Europa.

nmc_projecto_ascend_2024_10.jpg

Já Ana Rita Barros, da direção para a Neutralidade Carbónica, apresentou o WAKE UP! (Wider Approach to Keep Engaged citizens on sustainable Urban Policies), o projeto-piloto do Município para integrar tecnologia e informação para colocar os cidadãos no centro da ação climática.

Além de procurar incentivar comportamentos mais sustentáveis, o projeto, financiado pelo NetZeroCities, procura servir de inspiração para outras cidades que pretendam aumentar os seus esforços de descarbonização.