Ambiente

"WAKE UP!" coloca o Porto entre as cidades-piloto para criar novas formas de descarbonização

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_pacto_porto_clima_2022_15.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Integrar tecnologia e informação para colocar os cidadãos no centro da ação climática é a proposta que faz do Porto uma cidade-piloto na iniciativa da NetZeroCities para testar soluções que permitam acelerar a transição climática e energética nos centros urbanos. O projeto "WAKE UP! (Wider Approach to Keep Engaged citizens on sustainable Urban Policies)" terá até 600 mil euros para contribuir para a descarbonização e alcançar a neutralidade climática até 2030.

"Este programa é um passo muito importante no nosso caminho rumo a uma cidade com impacto neutro no clima até 2030", além de refletir "a nossa dedicação para integrar tecnologia e informação na capacitação do comportamento dos portuenses relativamente à ação climática", considera o vice-presidente da Câmara do Porto.

Filipe Araújo sublinha que, envolvendo parceiros e cidadãos, o "WAKE UP!" "deixa claro o nosso empenho, tal como demonstrado pelo Pacto do Porto para o Clima".

Igualmente responsável pelo Ambiente e Transição Climática, o vice-presidente assumiu que o Município está "confiante de que esta iniciativa, não só incentivará comportamentos mais sustentáveis, como também servirá de inspiração para outras cidades que pretendam aumentar os seus esforços de descarbonização".

O programa "Pilot Cities" propõe-se, ao longo de dois anos, fazer de 26 municípios europeus tubos de ensaio para novas formas de descarbonização, contando, para isso, com assistência técnica e financeira deste consórcio europeu que faz parte da Missão Cidades.

De um financiamento global de quase 15 milhões de euros, o projeto do Porto vai receber uma verba entre os 500 e os 600 mil euros, a que acresce a ajuda de peritos no desenvolvimento de estratégias de redução de emissões de CO2, assim como a possibilidade de partilha de experiências com outros municípios.