Inovação

Startup incubada na UPTEC combate o desperdício alimentar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

foto_uptec_edificio_central.jpg

A Seedsight, startup deeptech incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, está a abordar um desafio crucial para a sobrevivência dos sistemas alimentares: a qualidade, disponibilidade e acessibilidade de alimentos essenciais como os cereais e as sementes.

Com este desenvolvimento, a startup portuense pretende dotar a cadeia agroalimentar com o conhecimento necessário para melhorar o processo de decisão na aquisição de matérias-primas de produtos alimentares, contribuindo para a luta global contra o desperdício e a fraude alimentares, e para a sustentabilidade ao longo da cadeia de valor.

Os modelos da startup portuguesa prevêem uma redução futura de 8% nos custos relacionados com a triagem do melhor cereal, até 89% na redução do tempo de aquisição dos melhores grãos e 20% de aumento da produtividade na transformação de cereais em produtos finais (aumentando assim a disponibilidade de quantidade de alimentos com os mesmos recursos atuais). A solução da Seedsight visa aprimorar o processo de produção, reduzindo o desperdício e as perdas económicas.

A startup incubada na UPTEC foi, recentemente, selecionada como uma das 100 startups europeias em destaque pela Techstars Deep Tech Berlim, onde se encontra em processo de aceleração. Alcançou o lugar de Top 17 entre os finalistas do ParticleX Urbantech Global Challenge 2024, uma iniciativa focada no mercado asiático. Está, ainda, integrada no projeto europeu EPICENTRE e foi finalista do último cohort do Global Entrepeurnership Center em Dusseldorf, Alemanha.

Da equipa da Seedsight fazem parte Joana S. Paiva (CEO), Gonçalo Ramos (CCO) e Paulo Santos.