Sociedade

Propostas de fim de semana fazem-se de paragens por uma cidade viva e pulsante

  • Notícia

    Notícia

#fib_transantiquity_32.jpg

Visitar uma "viagem" à Antiguidade que habita o nosso presente deverá ser ponto obrigatório de passagem neste fim de semana, uma vez que se despede da Galeria Municipal do Porto "Transantiquity", assinada pelos curadores Filipa Oliveira e Guilherme Blanc. As sugestões Porto. para estes dois dias propõem-lhe uma rota que o leva ao teatro, a fazer exercício, às compras, à animação e música, e a visitar diversos projetos expositivos. Escolha quais são os seus pontos de paragem. 

Visita com curadores e performance marcam o final da exposição Transantiquity

Duas atividades encerram neste sábado o programa paralelo da exposição "Transantiquity", que chega ao fim no domingo, na Galeria Municipal do Porto. Com início marcado para as 16 horas, decorrerá uma visita guiada à exposição pelos curadores, Filipa Oliveira e Guilherme Blanc, seguindo-se a performance "Prova de Resistência" do artista plástico Pedro Barateiro, a partir das 17 horas. De entrada gratuita, "Transantiquity" pode ser visitada até sábado entre as 10 e as 18 horas e no domingo das 14 às 18 horas.

Museu da Cidade apresenta joias, teatro e viagem com histórias

Uma exposição de joalharia, uma "viagem" de histórias em torno de Aurélia de Souza e um espetáculo de teatro são as propostas do Museu da Cidade para estes dias, particularmente focadas nas famílias, com oficinas didáticas e gratuitas.

Quarteto de Flautas dá música ao Mercado Temporário do Bolhão

Há "Bolhão em Festa" no Mercado Temporário do Bolhão, neste sábado, a partir das 15 horas. Desta vez, a música será da responsabilidade do Conservatório de Música do Porto, que traz um Quarteto de Flautas pela direção do professor Marco Pereira. O acesso é gratuito.

Mercado da Pulga vai estar no Silo Auto e artesanato na Praça de Parada Leitão

Selecionámos dois mercados para visitar neste sábado. O Flea Market Porto vai estar no conforto do sexto e sétimo pisos do Silo Auto, entre as 14 e as 19 horas com todo o tipo de artigos usados. Na Praça de Parada Leitão (junto à Reitoria) cerca de 80 comerciantes reúnem-se para mostrar e vender os seus trabalhos artesanais até 19 horas de hoje.

Aulas gratuitas para exercitar o corpo e a mente

Aos sábados, há "Dias com Energia" no interior do Pavilhão Municipal Fontes Pereira de Melo, com aulas entre as 9 e as 12 horas de Pilates, Ioga e Tai-chi. No domingo, a sugestão é de retemperar forças para mais uma semana de trabalho, no Parque Oriental, com caminhadas e exercícios ao ar livre, sempre orientados por profissionais de educação física.

Há "Lojas do Porto" que mostram a História e Identidade do Porto

A exposição parte de documentos, imagens e objetos do Arquivo Histórico Municipal do Porto e é focada na matriz comercial da cidade e nas histórias que compõem as lojas tradicionais do Porto. Tem entrada livre e pode ser visitada na Casa do Infante entre as 10 e as 13 e entre as 14 e as 17,30 horas.

ASA de Zulmiro de Carvalho integra paisagem urbana

Ao passar no largo da Rua de São Francisco, à Ribeira, aproveite para apreciar a mais recente aquisição do Programa de Arte Pública da cidade: "ASA" do escultor Zulmiro de Carvalho. O Mapa de Arte Pública conjuga obras já existentes no Porto, desde algumas datadas do século XIX até às mais recentes instalações.

Espetáculo sobre os bastidores do circo no TeCA

O Teatro Carlos Alberto tem em cena "Breu", um espetáculo ficcional do coletivo Musgo sobre os bastidores e os artistas do circo tradicional, que é, simultaneamente, uma oportunidade para ver imagens do fotojornalista Paulo Pimenta. O espetáculo tem a duração de cerca de uma hora e 20 minutos e o preço dos bilhetes é de 10 euros.