Sociedade

Museus municipais apresentam joias, teatro e viagem com histórias

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_museu_guerra_junqueiro_02.jpg

Miguel Nogueira

Uma exposição de joalharia, uma "viagem" de histórias em torno de Aurélia de Souza e um espetáculo de teatro são as propostas do Museu da Cidade para estes dias, particularmente focadas nas famílias.

Hoje mesmo, a partir das 18 horas, é inaugurada a exposição "The Future is Our Jewel / O Futuro é a Nossa Joia", na Casa-Museu Guerra Junqueiro, com entrada livre. Trata-se da apresentação em Portugal de uma exposição coletiva de peças de joalharia desenhadas por alunos de escolas artísticas de cinco países europeus (Espanha, Grécia, Itália, Portugal e Reino Unido). Entre essas está a Escola Artística Soares dos Reis, de onde é oriunda Graça Ventura, que assegura a curadoria da iniciativa.

A exposição fica patente até 1 de março, de terça-feira a domingo entre as 10 e as 17,30 hora).

Já para domingo, os museus municipais reservam duas propostas, ambas gratuitas, tendo a primeira delas lugar na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio. A partir das 11 horas, "Viajar com Aurélia de Souza - histórias para famílias" apresenta a dramatização e narração de histórias temáticas, destinadas a crianças e famílias. Partindo do quotidiano e das criações de Aurélia de Souza, far-se-á uma viagem no tempo guiada pela atriz e contadora de histórias Inácia Cruz.

Igualmente no domingo, mas pelas 16 horas, é tempo de Museu Fora da Caixa com "20 dizer - teatro", um espetáculo que a companhia Trigo Limpo - Teatro ACERT leva à Casa-Museu Guerra Junqueiro. José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num exercício de comunicação, explorando a musicalidade da palavra e a simplicidade de dar voz a seduções emotivas.