Ambiente

Alunos plantam sustentabilidade e pertença no pátio da escola

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma Quercus rubra e duas Quercus coccinea já crescem junto ao campo de futebol da Escola Pero Vaz de Caminha. Iniciativa dos alunos do oitavo ano faz parte da atividade "A Bio e Geodiversidade da Minha Escola", do programa Eco-Escolas, e contou com a colaboração do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e a experiência dos trabalhadores do espaços verdes municipais.

O objetivo dos estudantes é o de consciencializar para a sustentabilidade, ao mesmo tempo que desafiam a comunidade escolar a utilizar o exterior da escola em projetos de aprendizagem ativa e trabalho de campo e, assim, promovem o sentido de pertença àquele espaço.

amerca_plantacao_de_arvores_2024_26.jpg

O programa Eco-Escolas, da "Foundation for Environmental Education", é implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

No Porto, existem já 42 Eco-Escolas, que recebem um acompanhamento mais regular da parte do Município nas atividades promovidas pelo Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade. A ação de muitas delas foi já premida pela ABAAE.

Entre os objetivos do plano municipal estão o de contribuir para a literacia ambiental, a aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como a promoção da aprendizagem com e na natureza.