Ambiente

Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade com novidades no próximo ano letivo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade para o próximo ano letivo já está definido. No final da semana passada, numa sessão na Escola Secundária Garcia de Orta, os estabelecimentos de ensino e instituições da cidade puderam conhecer todas as atividades na área da sustentabilidade ambiental oferecidas pelo Município do Porto.

A grande novidade é que, além da oferta pedagógica promovida pelos Centros de Educação para a Sustentabilidade e pelo Centro de Recolha Oficial de Animais, se juntam as atividades da Águas e Energia do Porto, da Porto Ambiente e da Agência de Energia do Porto.

Na expetativa de responder cada vez melhor às necessidades das escolas, o Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade está, agora, organizado por temas: agricultura biológica/alimentação saudável, bem estar animal, águas e ribeiras e praias, biodiversidade, economia circular e resíduos, alterações climáticas e energia e atividades transversais. Assim, torna-se mais intuitiva a sua consulta, bem como a própria inscrição em determinada atividade.

Na abertura da sessão de apresentação do plano, o vice-presidente da Câmara do Porto recordou como alguma iniciativas do ano anterior - como os murais pintados por alunos no âmbito do projeto Eco-Escolas, perduram observáveis ao longo do tempo. Filipe Araújo sublinhou, no entanto, outras atividades "menos visíveis", mas com grande impacto como, e deu o exemplo, a atividade que a Escola Profissional de Campanhã desenvolveu no âmbito do ADAPTA-TE!, projeto que pôs os alunos a fazer uma auditoria energética às instalações das escolas para analisar os consumos e estudar alternativas. O também vereador do Ambiente e Transição Climática diz esperar que este estudo "se possa traduzir em medidas concretas".

Em termos de resultados, Filipe Araújo referiu que, no último ano letivo, o Município passou de 28 para 42 Eco-Escolas, o que possibilitou que um número maior de escolas do Porto conseguissem ter um acompanhamento mais regular.

Para 2023/24, o Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade do Porto vai continuar a apostar nas crianças e jovens. O vice-presidente considera que estas “precisam de uma nova narrativa sobre o mundo: ter uma vida mais sustentável não deve ser entendido como um sacrifício que temos de fazer. Além disso, é importante que os mais novos possam ter acesso cada vez mais a momentos para estar na natureza, para aprender in loco, experimentar, refletir, compreender”.

O Plano tem como objetivos principais contribuir para a literacia ambiental, aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como para a aprendizagem com e na Natureza.

No encontro, onde estiveram presentes diretores e professores de estabelecimentos de ensino público e privado, bem como outras instituições de âmbito educativo da cidade, foi ainda comunicado que, o Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade estará disponível para consulta no dia 5 de julho na área de Ambiente da página do Município e na Eco Agenda. Já as inscrições para as atividades abrem a 4 de setembro.