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Alunos do Porto apelam à consciência ambiental e destacam-se no programa Eco-Escolas

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Nove escolas do Porto foram premiadas pela participação no programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Projeto que pretende encorajar as ações dos mais jovens rumo a um futuro mais sustentável recebeu trabalhos relacionados com a reciclagem, a limpeza do mar ou mesmo a alimentação. No próximo ano letivo, haverá “via verde” para a participação no programa.

Enquanto os alunos do Colégio D. Duarte decidiram renovar o depositrão para chamar “à atenção para a reutilização e separação destes resíduos”, e foram distinguidos no desafio “Geração Depositarão: Constrói o teu Traga-Pilhas”, um grupo de estudantes do Colégio Júlio Dinis levou “para as ruas do Porto as questões da mobilidade, o reforço da política dos 5Rs e a necessidade de repensarmos hábitos de consumo” através da dança.

Para responder ao desafio “Onde Está o Eco-Lápis”, os alunos do 9.º ano Escola Básica e Secundária Clara de Resende utilizaram a disciplina de Educação Visual para entrar na “fantasia do mundo aquático” e “deram largas à criatividade, que se traduziu numa profusão de cor e imaginação”.

Já a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto foi premiada pelo projeto “Brigada Amar o Mar”, que levou cerca de 60 alunos à Praia do Ourigo para uma sessão de limpeza do areal, promovida pela Câmara do Porto. De entre os mais de 12 quilos recolhidos, surpreenderam-nos os “inúmeros pedacinhos de plásticos quase impercetíveis na areia dourada”.

No âmbito da campanha Global Action Days, promovida pela Fundação para a Educação Ambiental, a distinção vai para os alunos da Escola Profissional de Campanhã, que, ao longo do ano letivo, desenvolveram ações como um debate sobre espécies ameaçadas, uma festa na horta, a análise de rótulos de embalagens, uma atualização do inventário sobre a biodiversidade existente no espaço escolar, ou uma caminhada pela natureza.

Foi também um trilho pelos jardins da cidade que valeu à Escola Profissional Infante D. Henrique a entrada entre as premiadas nesta edição do Eco-Escolas. O concurso Eco-Trilhos levou os alunos ao Jardim da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, à Praça Mouzinho de Albuquerque, ao Jardim Teófilo Braga, à desaparecida Fonte das Águas Férreas, e às hortas pedagógicas que têm na própria escola.

A Escola Secundária Carolina Michaelis foi premiada em duas categorias do programa: ao responder ao desafio “Alimentação Saudável e Sustentável”, criaram a Brigada da Cantina a analisaram as caraterística deste serviço na escola, e, no âmbito do desafio “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” desenvolveram um “projeto de reabilitação do espaço de recreio da Escola Básica Bom Pastor, conhecido por "Um bosque pelo clima"”.

Já as “árvores de interesse público que mais se destacam na cidade do Porto” levaram um grupo de alunos da Escola Secundária Filipa de Vilhena a destacar-se no “Painel Biodiversidade da Minha Terra”.

Da lista de estabelecimentos premiados consta ainda a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, que criou “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica”.

Porto promove Via Verde às Eco-Escolas em 2022/23

Promovido pela Associação da Bandeira Azul Europeia, o Eco-Escolas é um programa internacional da Fundação para a Educação Ambiental desenvolvido em Portugal desde 1996. No Porto, conta com o apoio da autarquia, que pretende estimular e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

No Plano de Educação para a Sustentabilidade do Porto para o ano letivo que se avizinha, 2022/23, está previsto um apoio de proximidade aos estabelecimentos de ensino que se inscrevam no Programa Eco-Escolas da ABAE - Via Verde às Eco-Escolas.

As escolas que pretendem inscrever-se devem manifestar a sua intenção através do preenchimento de formulário online. As inscrições terminam a 30 de setembro.

A colaboração vai decorrer ao longo do ano letivo, com a participação nos conselhos Eco-Escolas e no acompanhamento da implementação dos planos de ação, disponibilizando apoio ao desenvolvimento das atividades, potenciando boas práticas em curso e agilizando a integração da oferta dos CE.ES com as necessidades das Eco-Escolas.