Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Habitação social é o tema da 2.ª sessão do ciclo de debate público "Viva Porto"
22-05-2019

"Habitação Social. Precisamos mais?" é o tema da segunda sessão do ciclo "Viva Porto - Debate Público sobre Habitação no Porto", que terá lugar no átrio da Câmara Municipal, na próxima terça-feira, dia 28 de maio. Com entrada livre, tem início às 10 horas.


Entretanto, enquanto decorre o ciclo "Viva Porto", que teve início no passado dia 14 de maio com a primeira sessão subordinada ao tema "Alojamento Local. Problema ou Oportunidade?", permanece disponível, no átrio da Câmara do Porto, uma caixa de sugestões onde os munícipes podem deixar os seus contributos para o debate, que serão resumidos durante as sessões.

Nesta segunda sessão, o foco estará voltado para a reflexão sobre "se precisamos de mais" habitação social, partindo da análise factual de que o Município detém cerca de 13% do património habitacional da cidade, quando a média nacional ronda atualmente os 2%, e o Governo já disse querer atingir os 5% nos próximos anos.

Joana Rodrigues, deputada da CDU na Assembleia Municipal do Porto, e José de Castro, antigo deputado do Bloco de Esquerda no mesmo órgão autárquico, são os convidados do painel em que também vai participar o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo.

A moderação desta e de todas as outras sessões do ciclo de debates "Viva Porto" é assegurada pelo Presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite.

"Viva Porto" até junho

A terceira sessão está agendada para o dia 11 de junho, também uma terça-feira, e vai focar a "Habitação para a classe média. O programa municipal", a partir das 10 horas da manhã.

O ciclo, promovido pela Câmara do Porto e que convidará intervenientes de todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal do Porto, encerra a 25 de junho, com o tema mais genérico de "Habitação para todos. O papel do Município e as obrigações do Estado". Esta sessão especial de encerramento, que também se vai realizar a uma terça-feira, tem hora de início marcada para as 15 horas.

Para além da entrada livre, os debates são transmitidos em direto por streaming, na página de Facebook da Câmara do Porto, onde também podem ser deixadas mensagens em tempo real.