Sociedade

Milhares saíram à rua para festejar a Liberdade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Na noite anterior, dia 24, já tinham sido milhares a festejar a Liberdade, a que se juntaram ainda mais, esta quinta-feira, para as comemorações oficiais do 25 de Abril e do seu cinquentenário, no Porto. A Avenida dos Aliados foi o centro de todas as manifestações.

Muitos foram aqueles que desceram do Largo Soares dos Reis até aos Aliados, no habitual "Desfile da Liberdade". Depois da homenagem aos presos políticos, os festejos prosseguiram até à Baixa, culminando com intervenções, no palco instalado em frente à Câmara Municipal do Porto, por parte da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril.

porto._celebracoes_25_abril_2024_16.jpg

Houve também muita música, com o concerto "Comemorar os 50 anos do Dia da Liberdade". Com direção musical de André Castro e participação de Marco Quaresma (guitarra portuguesa), Pedro Matos (viola), Sofia Beco (violino), Beatriz Cerqueira (violoncelo), Tiago Pacheco (trompete), Fernando Maia (bateria) e Leonardo Carvalho (xilofone), foram interpretadas uma seleção de vários temas musicais celebrizados por músicos, autores e cantautores como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Fernando Tordo, Paulo Carvalho, entre outros.

Um outro concerto, com o projeto Cara de Espelho, grupo que resulta do encontro de alguns dos nomes que marcaram a música portuguesa nos últimos anos, como os Deolinda, Ornatos Violeta, Gaiteiros de Lisboa, A Naifa, Humanos, entre outros, animou o resto do dia.

porto._celebracoes_25_abril_2024_54.jpg

O desporto também não foi esquecido, com a realização de jogos tradicionais para os mais novos, durante a manhã.

Muitos foram aqueles que relembraram o "dia inteiro e limpo" de 25 de Abril de 1974, através da republicação da edição especial do Jornal de Notícias desse dia e ontem distribuída por "ardinas" espalhados pela Avenida dos Aliados.