Sociedade

Cidade levou a conferência europeia as boas práticas na melhoria da qualidade do ar

  • Notícia

    Notícia

As boas práticas do Porto em torno da melhoria da qualidade do ar foram partilhadas na SOFAIR - European Air Quality Conference, que reuniu em Sófia, na Bulgária, políticos, cientistas, especialistas, representantes do setor privado e organizações não-governamentais.

Nesta reunião internacional ao mais alto nível sobre poluição atmosférica, realizada no dia em que Portugal celebrava o Dia Nacional do Ar (a passada sexta-feira, 12 de abril),
o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, apresentou as políticas da autarquia que se refletem na melhoria da qualidade do ar na cidade, com uma aposta constante na descarbonização dos transportes. São disso exemplos toda a aposta nos veículos elétricos na frota camarária, a aquisição dos novos autocarros da STCP elétricos e a gás natural, bem como o alargamento da linha de Metro cujo lançamento do concurso decorreu na semana passada.  

Filipe Araújo, que é também presidente do Fórum do Ambiente do EUROCITIES, destacou ainda as iniciativas em torno do FUN Porto na promoção da plantação de árvores autóctones na cidade, que se refletirão numa maior capacidade futura de sequestro de carbono. E salientou o elevado compromisso das cidades europeias em matéria de qualidade do ar.

A SOFAIR reúne os intervenientes mais importantes nos esforços comuns para resolver a poluição atmosférica na Europa e é organizada em parceria com o Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia e com o apoio da EUROCITIES.

Recorde-se que o Município do Porto apresentou publicamente o compromisso de reduzir pelo menos 50% da emissão de dióxido de carbono e gases equivalentes, no âmbito da assinatura do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima.