Urbanismo

Arquitetos do Porto vencem prémio nos prestigiados Muse Design Awards

  • Notícia

    Notícia

#DR_casa_foz.jpg

O projeto do gabinete de arquitetura do Porto Ventura + Partners para a reabilitação de uma casa localizada na Foz do Douro acaba de ser distinguido pelos Muse Design Awards 2019, prestigiado prémio internacional de arquitetura. 

O gabinete liderado pelo arquiteto portuense Manuel Ventura conquistou o prémio platina na categoria de Reabilitação, distinção máxima atribuída pelos Muse Design Awards que, só neste ano, receberam mais de duas mil candidaturas de 42 países, avaliadas por um júri composto por mais de 40 profissionais da área, de 22 nacionalidades distintas.

A casa premiada é uma residência histórica na Foz do Douro sobre a qual se conhecem documentos desde o início do século XVII. Totalmente reabilitado, o edifício dá resposta às necessidades de uma família moderna, respeitando e dignificando o seu passado cultural e histórico. A alma da casa não só sobrevive à passagem do tempo como ganha uma nova vida, num equilíbrio entre legado e futuro.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a Ventura + Partners conquista galardões internacionais, tendo sido distinguida pelo Hospital CUF, no Porto, pelo Edifício Dynamic, da Primavera Software, em Braga, e pela Casa São Félix da Marinha, em Vila Nova de Gaia.

Nos Muse Design Awards 2019, a Ventura + Partners arrecadou ainda o prémio prata na categoria de Hotelaria, com o projeto BessaHotel Liberdade, em Lisboa.

Recentemente, também o Porto Mass Lab, gabinete de jovens arquitetos da cidade, venceu uma distinção internacional na Finlândia, por um projeto de habitação sustentável em Helsínquia.