Urbanismo

Arquitetos do Porto premiados na Finlândia

  • Notícia

    Notícia

O escritório de arquitetura do Porto Mass Lab, fundado por três jovens arquitetos, acaba de arrecadar um prémio no concurso internacional Helsínquia - Habitação 2020, pelo seu projeto de habitação sustentável, encomendado pela Câmara Municipal daquela cidade finlandesa.

Diogo Rocha, Duarte Fontes e Lourenço Rodrigues são os rostos por detrás desta vitória nacional num dos mais prestigiados prémios de arquitetura da Finlândia, o "Asuntoreformi Helsinki - Asuminen 2020" ("Reforma Habitacional de Helsínquia - Habitação 2020").

Com cerca de 11.000 metros quadrados de área construída, o projeto foi concebido de modo a que "natureza, pessoas e cidade" ficassem em simbiose. "Unindo imperativos que antes pareciam irreconciliáveis, como a racionalidade e o interesse, a repetição e a variedade, a coletividade e a expressão individual, o projeto de habitação "Natureza Urbana" prima pela informalidade e por explorar "uma vista deslumbrante da floresta e do mar".

Esta não é a primeira vez que o grupo de jovens arquitetos, formados na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, são reconhecidos internacionalmente, tendo já arrecado outras distinções especialmente nos países nórdicos, onde desenvolvem diversos projetos, sempre assentes no princípio da sustentabilidade.

O cliente deste projeto vencedor foi a Câmara Municipal de Helsínquia.