Sociedade

Animais de companhia, veterinários e tratadores estão hoje na rua a apelar para a adoção responsável

  • Notícia

    Notícia

#mno_campanha_adocao_caes.jpg

O Município do Porto organiza neste sábado uma ação de rua inserida na Campanha "ADOTE", que visa sensibilizar sobre a necessidade de uma reflexão séria antes de decidir adotar um animal de estimação.

Animação, médicos veterinários com conselhos e tratadores com informações úteis vão ao encontro do público na Praça de Parada Leitão, junto aos "Leões", entre as 10 e as 16,30 horas, onde estarão também alguns dos animais que o Canil Municipal tem para adoção.

O objetivo prioritário desta iniciativa é levar as pessoas a pensar se reúnem as condições financeiras e físicas, de disponibilidade de tempo ou quanto às características da sua habitação que a presença de um animal vai exigir. Ou seja, trata-se de apelar a uma adoção consciente, contrariando a ideia por vezes assumida nesta época de que o cão ou gato é uma prenda de Natal como um objeto.

O programa, porém, é dirigido tanto a quem já tiver decidido adotar como a quem esteja ainda a pensar no assunto e também a quem até já tenha adotado, pois qualquer pessoa pode levar o seu animal e partilhar a experiência com quem ainda esteja a ponderar a situação. Tudo para contrariar a ideia de adoção por impulso, inclusive dos animais que estarão presentes, no âmbito da Campanha ADOTE.

De acesso livre, mas sujeito a alterações se as condições meteorológicas assim o condicionarem, o programa deste sábado é o seguinte:

10h00 - Abertura do stand de adoção

Ao longo deste dia, até às 16h30, poderá conhecer os Cães e Gatos do Canil Municipal para adoção e, caso já tenha ponderado bem sobre o acolhimento de mais um membro na sua família, conseguirá adotar um animal no momento. Os três veterinários e seis tratadores estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e ajudar no processo. Os animais estão desparasitados, vacinados e esterilizados, sendo que o Município oferece ainda a vacina da raiva (cães) e o microchip.

10h30 - 11h00 | A vida secreta dos Cães e Gatos para adoção

Cada animal para adoção tem uma história única e um caráter muito particular. De uma forma dinâmica e divertida, vão ser contados a história e os segredos de cada patudo ou bichano. Os animais vão ainda ter a oportunidade de se apresentar a si próprios, através de um passeio e de algumas brincadeiras dinamizadas pelos tratadores.

11h30h - 12h30 | Histórias felizes

Um breve encontro de famílias que adotaram um Cão ou um Gato no Porto e que partilharão as suas experiências com as famílias que agora pretendem adotar.

14h30 - 15h00 | A vida secreta dos Cães e Gatos para adoção

Cada animal para adoção tem uma história única e um caráter muito particular. De uma forma dinâmica e divertida, vão ser contadas a história e os segredos de cada patudo ou bichano. Os animais vão ainda ter a oportunidade de se apresentar a si próprios, através de um passeio e de algumas brincadeiras dinamizadas pelos tratadores.

15h30 - 16h30 | Como bem cuidar do seu Cão ou Gato - dicas práticas

Um importante momento para quem já tem animais ou pretende adotar. Com os veterinários municipais, vai aprender como melhor cuidar do seu animal de companhia gastando menos.

15h30 - 16h30 | Hora do Conto (para crianças)

A equipa de Educação Ambiental do Município vai encenar um conto sobre os amigos de quatro patas. Um momento para as crianças se divertirem e aprenderem algo mais sobre os animais de companhia (enquanto os pais podem estar, mesmo ao lado, na sessão de dicas práticas).

16h30 - Encerramento do stand de adoção