Sociedade

Porto empenha-se na adoção responsável de animais de companhia

  • Notícia

    Notícia

Promover a adoção responsável de animais de companhia, combatendo assim a proliferação de animais abandonados e errantes na cidade, é o objetivo da campanha "ADOTE" que a Câmara do Porto está a lançar e que é já visível em alguns mupis espalhados pelas ruas.

Esta iniciativa aproveita o facto de a quadra natalícia ser por vezes ocasião em que as pessoas adquirem um cachorro ou um gatinho, levando-o para casa sem pensar previamente nos encargos e responsabilidades que tal atitude acarreta, nomeadamente:

- gastos com alimentação, saúde e higiene;

- tempo e dedicação necessários para sociabilizar o jovem animal;

- tempo e "paciência" para com ele brincar e retribuir a companhia que lhe é essencial ao equilíbrio psicológico;

- espaço disponível com área suficiente para alojamento confortável;

- enquadramento familiar do acolhimento (convivência com crianças, pessoas idosas, etc.)

- possível desconforto de vizinhos face à presença do animal, por vezes com implicações legais.

Esta campanha pretende, por isso, contrariar a compra ou oferta de um animal por impulso e fazer com que tudo seja muito bem ponderado e preparado. E, nesse caso, o Canil Municipal pode então dar para adoção um dos animais à sua guarda, ajudando a atenuar os gastos iniciais com a oferta da esterilização, do microchip e da vacinação antirrábica - tudo isso legalmente obrigatório - e ainda das desparasitações interna e externa.

Além dos mupis que já começam a ser espalhados pela cidade, esta campanha vai incluir outras ações, nomeadamente a circulação de um stand "Porto." que levará informação e os próprios animais para adoção a diferentes locais de confluência de público. A realizar em datas e locais a anunciar, esta campanha contará com a colaboração presencial de médicos veterinários, cuidadores e treinadores, de modo a enriquecer o conjunto de conselhos e a preparação de quem queira e possa adotar um animal de forma responsável e consciente.

Pretende adotar um animal? Clique AQUI.