Sociedade

Medalha de Mérito da Universidade do Porto atribuída a Álvaro Siza

  • Notícia

    Notícia

#mno_felicidade_julio_pomar_11.jpg

Miguel Nogueira

Álvaro Siza vai ser distinguido com a Medalha de Mérito da Universidade do Porto, no próximo dia 18 de junho. O arquiteto portuense será apenas a terceira personalidade a ser distinguida com a Medalha de Mérito desta Universidade.

Sebastião Feyo de Azevedo, o então Reitor da U. Porto, havia anunciado no dia da Universidade do Porto, a 22 de março, "decidimos atribuir-lhe a Medalha de Mérito como forma de enaltecer a genialidade da sua obra arquitetónica, que é hoje, para nosso orgulho, património cultural da instituição".

A cerimónia decorre na Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP), onde Siza deu aulas e ostenta o título de Professor Catedrático Emérito.

O mais reconhecido e premiado arquiteto português, com uma obra amplamente reconhecida a nível nacional e internacional, tem no seu currículo projetos emblemáticos como a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, a Biblioteca da Universidade de Aveiro, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a Igreja de Marco de Canaveses, o Pavilhão de Portugal na Expo 98, ou o próprio edifício da Faculdade de Arquitectura da U.Porto, inaugurado em 1992.

Foi também em 1992 que Álvaro Siza se tornou o primeiro português a conquistar o Prémio Pritzker (Eduardo Souto Moura suceder-lhe-ia em 2011), equiparado ao "Nobel da Arquitetura".

Ver aqui para mais informações.