Sociedade

Lanche de Natal na Universidade do Porto reúne mais de 200 estudantes internacionais

  • Notícia

    Notícia

#Egidio_Santos_Natal_Estudantes_Internacionais.jpg

Egídio Santos

O tradicional encontro de Natal na Universidade do Porto reuniu na Cantina dos Bragas mais de 200 estudantes internacionais. À mesa, não faltaram os pratos e doces típicos portugueses mas também as iguarias de países como Alemanha, Colômbia, Roménia, Polónia, Brasil ou Sri Lanka.

O evento contou ainda com o concurso gastronómico internacional "Sabores de Natal", onde não faltaram "Natillas" da Colômbia, "Ginger Cookies" da Polónia, "Kovum" do Sri Lanka, "Couscous" de Marrocos ou o vencedor "Pisang Keju Coklat" da Indonésia, um doce com banana e chocolate.
Não faltou a já tradicional troca de prendas simbólica, ao som de músicas natalícias. 

"Esta é uma forma de apresentar e explicar a cultura, gastronomia e tradições a quem chega e é uma iniciativa importante para que os estudantes sintam que esta é também a sua casa", declarou Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto para as Relações Internacionais.

Deve salientar-se que, neste ano letivo estudam na UP cerca de 4.609 estudantes internacionais, oriundos de mais de 90 países. Através de programas de mobilidade como o Erasmus+ chegaram à UP 1.526 estudantes provenientes de países como Argentina, Síria, Senegal, China, Rússia, Líbano ou Israel.

A estes somam-se ainda os 3.084 estudantes estrangeiros de grau que estão na Universidade do Porto para realizar uma licenciatura, um mestrado ou um doutoramento integral. Até ao final deste ano letivo, a U.Porto espera acolher mais de 5900 estudantes e investigadores internacionais, representando 18 por cento do número total de estudantes da instituição.