Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Exposição inédita na U.Porto revela tesouros da cartografia
23-11-2018

A exposição "Os mapas da Academia: a cartografia na Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto" estará em exibição na Reitoria da Universidade do Porto (sala 439, 4.º piso) até ao dia 30 de novembro.


Esta mostra representa parte de uma das mais notáveis coleções de cartografia do país, incluindo livros antigos, mapas, guias de viagens, atlas, globos e outros tesouros de cartografia antiga, muitos dos quais com mais de 500 anos, oriundos das instituições que estiveram na origem da criação da Universidade, em 1911.

A Biblioteca do Fundo Antigo, em parceria com o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto, no âmbito do VIII IBERCARTO - Encontro de profissionais de cartotecas públicas ibéricas, organiza este evento, que decorre até ao fim deste mês.

Os visitantes terão a rara oportunidade de apreciar verdadeiros "tesouros", tais como dois globos Addison construídos em 1825 pelos fornecedores oficiais da Casa Real britânica, mapas impressos em atlas, manuais ou narrativas de viagens nos domínios dos estudos militares, da náutica e hidrografia, da literatura de viagens e em obras sobre a colonização europeia no Mundo.

"Todos os temas se prendem com as preocupações de uma escola, enquadrada em cada uma das suas etapas de vida, dando resposta aos interesses de professores e alunos, numa relação estreita com as matérias lecionadas", refere João Carlos Garcia, professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e comissário da exposição.

"Neste vasto universo encontramos as imagens cartográficas que divulgam velhas teorias ultrapassadas mas, sobretudo, os mapas que testemunham a atenção e o interesse dispensados às novidades e às inovações científicas", explica o comissário.

Inaugurada no passado dia 16 de novembro, "Os mapas da Academia: a cartografia na Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto" estará patente ao público até 30 de novembro, podendo ser visitada - às 10, 12, 14 e 16 horas - mediante marcação prévia.

João Carlos Garcia organiza visitas guiadas nos dias 23 de novembro, pelas 10,30, e 28 de novembro, pelas 15,30.

Mais informações e marcações de visitas através do e-mail documentacao.informacao@uporto.pt.