Sociedade

Cursos online da U.Porto são os que têm mais procura

  • Notícia

    Notícia

#UP_coma_melhor_poupe_mais.jpg

Das 1242 universidades ibero-americanas que fazem parte da rede Universia, a Universidade do Porto é a instituição portuguesa com maior número de inscritos nos cursos online disponibilizados na plataforma MiríadaX, um agregador de MOOC's (Massive Online Open Course).

O número de inscritos contabiliza cerca de 10 mil pessoas - mais precisamente 9.326 - de todo o mundo que se inscreveram nos dois MOOC's, disponibilizados pela Universidade do Porto naquela plataforma.

A Universidade Nova de Lisboa regista até ao momento 5.789 inscritos nos dois cursos que disponibiliza na MiríadaX, seguindo-se-lhe a Universidade de Aveiro com 4.575 inscritos no único MOOC disponibilizado.

A Universidade do Porto iniciou as aulas do seu primeiro MOOC, intitulado "As alterações climáticas nos média escolares", em outubro de 2015. O curso versa as alterações climáticas e a utilização da média digital no contexto da sala de aula.

Como tal, é especialmente indicado para professores do ensino básico e secundário da área das Ciências, para responsáveis pelos média escolares e para todos os interessados nestas temáticas, tendo até ao momento registado 1.067 inscritos.

O curso "Coma melhor, poupe mais", a segunda incursão da U.Porto nos MOOC'S, que teve início em junho de 2016, foi a que registou uma maior taxa de sucesso em termos de inscrições, totalizando 8.549 inscritos nas duas edições realizadas, com participações de mais de 35 países, em particular de Portugal, Brasil e Espanha.

Segundo José Martins Ferreira, vice-reitor da Universidade do Porto, este é o resultado de uma crescente aposta da Universidade do Porto nas novas tecnologias educativas.