Sociedade

Cidades Criativas de todo o mundo reúnem-se na Universidade do Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_cidades_criativas_11.jpg

Filipa Brito

Organizado conjuntamente pelo CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" e a Associação Científica ICONO14 (Espanha), o Congresso Internacional de Cidades Criativas, que iniciou a 25 de janeiro e termina a 27 de janeiro, tem como objetivo fundamental a implementação de um espaço de debate, amplo e inovador, focado em diferentes perspetivas e soluções que enfatizam a criatividade em espaços urbanos nacionais e internacionais.

O Diretor Geral Adjunto da Cultura da UNESCO, Francesco Bandarin, e o Presidente da ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas em Portugal, Carlos Abrunhosa de Brito, são os keynote speakers desta quinta edição.

O congresso será ainda palco de dois Fóruns de Cidades Criativas, onde representantes de cidades nacionais e internacionais - desde o Porto a Idanha-a-Nova e Sabrosa, até Filadélfia (EUA), Montevideu (Uruguai) ou Christchurch (Nova Zelândia) - partilharão algumas experiências e projetos de forte componente criativa e urbana.

Congregando perspetivas científicas, artísticas, filosóficas, políticas ou antropológicas (entre outras), procedentes de vários contextos e culturas, o certame tem como objetivo principal a criação de condições ideais para uma indagação transversal, original e profícua do papel da cidade na vida humana.

Para isso, o programa do congresso é composto por sete mesas redondas, dedicadas a temas como a Tecnologia, a Cultura, a Arquitetura, a Cidadania, a Educação, o Comércio, o Turismo ou a Identidade Urbana, e 25 sessões de comunicações, com participantes e trabalhos procedentes de vários continentes e das mais diversas áreas epistémicas e empíricas.

O programa detalhado do V Congresso Internacional de Cidades Criativas encontra-se disponível em www.cidadescriativas2017.com.