Sociedade

A Universidade do Porto acolheu mais 250 estudantes estrangeiros

  • Notícia

    Notícia

#fib_magusto_alunos_internacionais_10.jpg

A universidade do Porto, já premiada pelas boas práticas na internacionalização, continua a inovar pelo fomento da cooperação externa e das ações integradas em projetos de mobilidade internacional de estudantes, docentes e colaboradores. 

Só nos últimos dois anos, a Universidade do Porto acolheu, através de programas de mobilidade internacional, tais como o Erasmus+ e o Erasmus Mundus, dos quais é entidade coordenadora, mais de 2000 estudantes de 91 países diferentes. De igual modo, cerca de 1200 estudantes da U.Porto experimentaram também um período de estudos em mais de 40 países diferentes.

Para os estudantes trata-se de uma oportunidade a nível pessoal e profissional de uma mais-valia incontestável, que os leva a tomar contato com realidades culturais e económicas diversas, o que os ajuda a preparar o seu percurso profissional no futuro.

A 30 de janeiro, juntaram-se à comunidade FEUP mais 250 novos estudantes, oriundos de 41 países espalhados pelo globo. De molde a preparar o seu acolhimento e a facilitar a sua integração, está a ser preparada uma semana no Porto e na FEUP com atividades para que "conheçam os cantos à casa", com uma visita à Câmara do Porto e à Casa da Música.

O programa de acolhimento estende-se até 10 de fevereiro, com uma visita ao campus da FEUP e a apresentações dos grupos estudantis que fazem parte da Faculdade de Engenharia, seguida de momentos de convívio no qual os estudantes partilham um prato/doce típico da sua região.

Este programa de acolhimento está integrado na iniciativa mais alargada de softlanding, que conta ainda com outras ações de acolhimento e integração social e académica, tais como um curso intensivo de Português para estrangeiros e ainda o programa de voluntariado ?FEUP Buddy', no qual estudantes em regime voluntário, da FEUP, "apadrinham" estes estudantes estrangeiros. 

Segundo Miguel Nunes, da Divisão de Cooperação da FEUP existe "uma valorização crescente da experiência de mobilidade internacional, pois um diplomado com essa valência é sempre mais requisitado pelo mercado de trabalho".

Mais informações aqui.