Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Treblinka de Sérgio Tréfaut em exibição no Teatro Municipal Campo Alegre
17-07-2017
Está em exibição até dia 19 de julho, às 22.00 horas, no Teatro Municipal Campo Alegre o filme "Treblinka" de Sérgio Tréfaut.

O filme conta a história do judeu Chil Meyer Rajchman (1914-2004), nascido na Polónia e um dos sobreviventes do Holocausto.
 
Rajchman foi prisioneiro do campo de extermínio nazi de Treblinka, na Polónia, onde morreram mais de 800 mil pessoas. Conseguiu sobreviver juntamente com um grupo muito restrito de pessoas após uma revolta no dia 2 de Agosto de 1943. Já em Varsóvia, onde viveu sob anonimato até ao fim da guerra, escreveu "Sou o Último Judeu", um livro de memórias sobre os dez meses que viveu no campo. 

Essa obra foi publicada em 2009, já depois da sua morte, em 2004, na cidade de Montevideu, no Uruguai, país onde passou o resto da vida. 

"Os vagões tristes transportaram-me para este lugar. Vêm de toda a parte: de leste e de oeste, do norte e do sul. De dia como de noite, em todas as estações: Primavera, Verão, Outono, Inverno. Os comboios chegam sem percalços, incessantemente, e Treblinka prospera a cada dia que passa. Quantos mais chegam, mais Treblinka consegue absorver", relata Chil Meyer Rajchman nas suas memórias.

Os atores Isabel Ruth e Kiril Kashlikov dão voz aos testemunhos.

Este filme-ensaio escrito e realizado por Sérgio Tréfaut foi o vencedor do Prémio de Melhor Filme Português no IndieLisboa 2016.

Às 18.30, continua a ser exibido "Paterson", de Jim Jarmusch.

Ver aqui para mais informações.