Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Clara Andermatt estreia projeto educativo de dança para adolescentes
29-12-2017
A coreógrafa Clara Andermatt é a convidada da primeira edição do P.E.D.R.A. - Projeto Educativo em Dança de Repertório para Adolescentes, cujo trabalho começa já em janeiro. 

Resultante de uma coprodução do Teatro Municipal do Porto, Teatro Viriato (Viseu) e Culturgest (Lisboa), o P.E.D.R.A. é um projeto de dança contemporânea que terá três edições, sendo que em cada uma delas contará com a participação de um coreógrafo de renome nacional que disponha de um repertório que possa ser apropriado por um grupo de jovens.

Para esta primeira edição, que tem a cidade do Porto como anfitriã, os jovens entre os 15 e os 18 anos foram selecionados em novembro e vão trabalhar, entre os meses de janeiro e abril, sob a coordenação de Clara Andermatt, que tem como coreógrafos assistentes Cristina Planas Leitão (Porto), Romulos Neagu (Viseu) e Amélia Bentes (Lisboa). O trabalho final será apresentado pelo Teatro Municipal do Porto a 4 e 5 de maio próximo, no âmbito do Festival DDD - Dias da Dança 2018.

Considerada uma das pioneiras do movimento da nova dança portuguesa, Clara Andermatt revelou, ao longo dos anos, uma identidade artística particularmente singular no panorama artístico nacional e internacional, com um percurso que deixou a sua marca na história da dança contemporânea portuguesa e lhe trouxe o devido reconhecimento público.

Clara Andermatt é regularmente convidada a criar para outras companhias, a lecionar em diversas escolas e a participar como coreógrafa em peças de teatro e cinema. O seu trabalho revela uma evidente predileção pelo contacto com outras áreas, especialmente nas zonas de fronteira entre géneros e estilos, entre o corpo treinado e não treinado e o desejo de aproximação do outro, procurando sentir e perceber a diferença de cada indivíduo.