Mobilidade

STCP investe três milhões de euros em autocarros elétricos e estação de carregamento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_cerimonia_apresentacao_48_autocarros_100_eletricos_2024_15.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou, esta segunda-feira, um concurso público internacional para aquisição de mais oito viaturas midi 100% elétricas, assim como para a instalação de uma estação de carregamento com quatro carregadores duplos. Com um preço base de três milhões de euros, as propostas devem ser apresentadas até às 17 horas do dia 12 de junho.

O investimento, sublinha a empresa intermunicipalizada, "permitirá elevar a qualidade do serviço público prestado às populações, bem como contribuir para uma operação mais 'verde', através da redução das emissões de carbono".

Seguindo uma política de descarbonização e um plano de renovação da frota, o objetivo é, até 2027, deixar de ter em circulação autocarros com motor a combustão.

Nas palavras da presidente do conselho de administração da STCP, "a entrada destas novas viaturas permite aumentar a oferta da operação da empresa, sem descurar o compromisso ambiental assumido, e responder às necessidades dos clientes".

"Continuaremos a trabalhar para uma mobilidade mais verde, reforçando a política de sustentabilidade e promovendo ativamente a neutralidade carbónica das cidades onde operamos", assegura Cristina Pimentel.

As oito viaturas – de tipologia midi de nove metros – terão autonomia mínima de 250 quilómetros e deverão entrar em circulação durante o último quadrimestre de 2024. Nessa altura, a STCP terá em operação um total de 96 viaturas 100% livres de emissões.

Os novos autocarros ficarão alocados à Estação de Recolha de Francos, onde será instalada a estação de carregamento, composta por quatro carregadores duplos.

Recorde-se que, em fevereiro, a operadora já havia adquirido 48 autocarros totalmente elétricos, estando prevista a entrega de outras duas dezenas de veículos "verdes" de transporte de passageiros até ao final do ano.