Mobilidade

STCP avança para o futuro com mais 48 novos autocarros elétricos

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

São 48 novos autocarros 100% elétricos e vão entrar, de imediato, em circulação. A "viagem rumo ao futuro" começou esta quinta-feira, na Estação de Recolha da Via Norte, com a apresentação da nova frota, à qual se juntará a entrega de mais 20 viaturas, prevista para o final deste ano. A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) verá, assim, a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, dando continuidade à estratégia adotada de descarbonização da operação comercial e, consequentemente, a redução da pegada ambiental.

"O Município do Porto encara o investimento na STCP como uma prioridade absoluta da sua política de transportes", afirmou o presidente da Câmara, Rui Moreira, durante a apresentação dos novos autocarros, lembrando que, de há dez anos a esta parte, "a política de transportes do Município promove uma mobilidade inteligente, integrada, intermodal, inclusiva e sustentável na cidade".

Mobilidade inteligente, disse, porque "adota soluções tecnológicas para uma gestão mais eficiente do tráfego, do estacionamento e da segurança rodoviária", integrada porque "compatibiliza diferentes modos de transporte, incluindo os modos suaves", intermodal porque "estabelece, em terminais e interfaces, a conexão entre o sistema de transporte urbano e os sistemas de transportes intermunicipais, inter-regionais e nacionais", inclusiva porque "garante o acesso universal ao transporte público, com especial atenção a grupos específicos como as crianças, os jovens, os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida".

E mobilidade sustentável porque, de acordo com o autarca portuense, "protege o ambiente, favorece a eficiência dos recursos e contribui para uma economia de baixo carbono".

"Processo de intermunicipalização está a ser bem-sucedido"

Rui Moreira sublinhou que, até 2030, "o Município do Porto tem como objetivo descarbonizar 40% da frota da STCP". "Esta meta representa um passo significativo no cumprimento do Pacto do Porto para o Clima, que traduz a nossa ambição de tornar a cidade neutra em carbono até 2030”, acrescentou.

A aquisição dos 48 autocarros é o primeiro investimento de reforço da frota, integralmente realizado pelos acionistas da STCP, no âmbito do acordo firmado com o Estado para a intermunicipalização da empresa, num investimento associado de 19,2 milhões euros.

"Isto mostra que o processo de intermunicipalização, concluído em janeiro de 2021, está, de facto, a ser bem-sucedido, sendo exemplo de uma virtuosa descentralização de competências", frisou o presidente da Câmara do Porto.

Presidente da AMP elogia ação de Rui Moreira

"Já lá vai o tempo em que tínhamos cerimónias para mostrar um autocarro elétrico e que estávamos a caminhar rumo a um objetivo emblemático", frisou também o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vitor Rodrigues, garantindo que esta nova etapa na mobilidade "é estruturante, resultando de parcerias entre seis municípios".

"Muitos puseram em dúvida que isto não era competência dos municípios. Hoje, demonstra-se, claramente, que quando os municípios querem, aqueles que querem estar juntos, conseguem avançar e este ano é particularmente importante porque vamos ter de assumir, ou não, a renovação de compromissos na manutenção desta estrutura intermunicipal [a STCP]", acrescentou o também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.

"Se muitos tinham dúvidas na intermunicipalização, esta experiência veio demonstrar que faz todo o sentido", sublinhou Eduardo Vitor Rodrigues, deixando um elogio direto à ação do presidente da Câmara do Porto: "[Rui Moreira] teve um papel decisivo e até, muitas vezes, reivindicativo neste processo. Juntos construímos um sistema irreversível".

STCP com 444 autocarros

Até ao final deste ano, a STCP verá a sua frota elétrica aumentar para 88 autocarros, num investimento de 12 milhões de euros. O objetivo total é chegar ao final de 2025 com 136 autocarros elétricos, o que representará um investimento adicional de pouco mais de 29 milhões de euros. A empresa passará a disponibilizar um total de 444 autocarros.

Outros investimentos estão na calha, como a requalificação das estações de recolha da Via Norte e de Francos e a reconversão da Estação de Recolha da Areosa para acolher o Metrobus.

Para já, os 48 novos autocarros elétricos - cujo investimento rondou os 20 milhões de euros, parcialmente financiado (em mais de oito milhões) ao abrigo da "descarbonização dos transportes públicos" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - vão substituir 24 veículos a gasóleo, traduzindo assim um aumento líquido de capacidade de transporte da empresa. "O objetivo da aquisição destas novas viaturas elétricas é cumprir com a descarbonização, que assumimos com os nossos acionistas, da nossa frota", revelou a presidente da STCP.

Cristina Pimentel vincou o objetivo de "chegar a 2027 com 50% da frota já elétrica e a restante a gás natural".