Ambiente

Mobilidade da cidade estudada por investigadores europeus

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Porto Innovation Hub foi palco, nos dias 17 e 18, de um workshop dedicado à cidade do Porto, no âmbito do projeto europeu SSH Centre, projeto financiado e liderado pela Energy Cities, que recorre à investigação formativa de acompanhamento para gerar recomendações que tenham impacto na elaboração de políticas públicas.

O Porto lidera o tema 5 (“Comunidades de Mobilidade”) neste projeto, tendo a temática sido trabalhada durante dois dias. A cidade recebeu uma equipa de cinco investigadores e outros parceiros que têm estudado aprofundadamente o caso do Porto em termos de mobilidade e desenvolvido metodologias que têm como objetivo contribuir para melhorar a mobilidade na cidade, especialmente focada nas dinâmicas que levam as pessoas a transitarem dos veículos individuais para outros tipos de mobilidade coletiva e ativa.

Juntaram-se a este evento representantes de parceiros que contribuem para a mobilidade no Município, tal como a STCP, o INESC TEC e a Porto Digital, subscritores do Pacto do Porto para o Clima, e de várias cidades com o propósito de partilhar experiências e desafios e trabalhar em soluções. Para além das seis cidades europeias presentes - Schaerbeek (Bélgica), Sofia (Bugária), Praga (Chéquia), Suceava (Roménia), Ramnicu Valcea (Roménia) e Beringen (Bélgica) -, estiveram também, a convite do Porto, representantes das cidades de Braga e Guimarães.

Aposta na transição climática

O evento contou com a presença do vice-presidente Filipe Araújo, que, explicando aos presentes a ambição do Porto na ação climática até 2030, deixou uma visão política sobre o que o Executivo tem trabalhado nas matérias de mobilidade e transportes, desde 2013, e pistas sobre o que ainda existe em termos de ambição na promoção da utilização do transporte público, nomeadamente com as 22 viagens gratuitas que serão oferecidas, anualmente, aos portadores do Cartão Porto. e do recente projeto +perto.

Após experienciarem os desafios da mobilidade na cidade, através da utilização de diferentes meios de transporte, o grupo voltou a debruçar-se sobre a realidade da cidade e a trabalhar em potenciais soluções, especialmente focadas no envolvimento da comunidade e interação entre diversos stakeholders. Este evento trouxe propostas que serão agora desenvolvidas pela equipa de investigadores em conjunto com o Município.

Esta iniciativa reafirma o percurso que tem vindo a ser feito pelo Município do Porto na transição climática, continuando a jornada rumo à neutralidade carbónica até 2030, onde a mobilidade constitui um dos setores mais relevantes a ter em conta nesta jornada.