Economia

Programa "Summer opPORTOnities" garante primeiro contacto de jovens com o mundo laboral

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Durante o verão, 30 jovens optaram por ocupar o seu tempo em adquirir (mais) competências, em contexto profissional, de forma a integrarem o mercado de trabalho no futuro. Participaram na primeira edição do Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho – “Summer opPORTOnities”, lançado pela Câmara do Porto, numa ação pioneira no país.

“O objetivo deste programa é dar aos jovens a oportunidade de desenvolver, em contexto profissional, competências que os tornem mais aptos para integrar o mercado de trabalho no futuro”, afirmou, num testemunho em vídeo apresentado durante a cerimónia de encerramento da iniciativa, que ocorreu na passada sexta-feira, no Círculo Universitário do Porto, o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo. “É uma iniciativa pioneira no país. Permitiu que os jovens da cidade se aproximassem das empresas e vice-versa”, acrescentou Ricardo Valente.

Nesta edição houve mais de 200 candidaturas e registaram-se mais de 90 empresas. Depois de análise foram escolhidos 30 jovens, entre os 16 e os 21 anos, que frequentaram, durante quatro meses (de junho a setembro), estágios custeados, na totalidade, pelo Município do Porto, em 20 empresas.

“Decidi ocupar o meu tempo livre, juntando o útil ao agradável. O programa permite que possa escolher a área em que me sinta mais confortável, o que torna tudo mais fácil”, afirmou uma das estagiárias do “Summer opPORTOnities”.

“Foi uma edição piloto, mas teve um grande sucesso. Quisemos desenvolver estágios de aprendizagem, para que os candidatos pudessem ter formação, com metodologias de trabalho e forma de estar no local de trabalho”, sublinhou Ricardo Valente.

Jovens e empresas participaram, na passada sexta-feira, numa troca de experiências e contatos com a realidade laboral. Esta iniciativa do Município do Porto, aprovada em reunião de Executivo, em maio, permite aos jovens receber uma bolsa de estágio, cujo valor está associado ao nível de qualificação de que sejam detentores à data da candidatura. Está igualmente incluído subsídio de alimentação, seguro de acidentes de trabalho e despesas de transporte.

As empresas associadas e sediadas no Porto têm, por seu lado, a possibilidade de identificar precocemente talento nas respetivas áreas. Caber-lhes-á desenvolver um processo de mentoria aos jovens estagiários, sendo que os poderão sinalizar para, futuramente, aumentar a sua base de recrutamento.