Cultura

Filmaporto procura filmes do Porto, Gaia e Matosinhos para sessões no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

rc_batalha_filmaporto.jpg

Renato Cruz

Está aberta a segunda convocatória de filmes para as Sessões Filmaporto que acontecem, mensalmente, no Batalha Centro de Cinema, dedicadas a cineastas e a filmes produzidos no município e região do Porto.

Podem ser inscritos projetos fílmicos realizados ou produzidos por cineastas ou entidades residentes ou com sede no Porto, Vila Nova de Gaia ou Matosinhos, ou projetos rodados na cidade.

As obras deverão ter sido terminadas há mais de um ano e há menos de quatro e não ter sido previamente apresentadas nesses três concelhos em sessões abertas ao público — e, à data da candidatura, não ter prevista uma estreia comercial no Porto.

As candidaturas deverão ser submetidas por correio eletrónico, de acordo com as diretrizes da open call.

Inauguradas em março de 2023 com o objetivo de disponibilizar um espaço e condições técnicas para a exibição de indústria — gratuita e aberta ao público — de filmes que não tiveram espaço de apresentação na cidade, as Sessões Filmaporto já apresentaram obras de cineastas como Francisco Moura Relvas, Francisco Noronha, Guilherme Afonso, João Baeta, João Pedro Amorim, LoTA Gandra, Miguel Bonneville e Pedro Ludgero.