Ambiente

Festa da biodiversidade faz-se até domingo no Parque de Serralves

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Já vai na 10.ª edição e decorre até ao próximo domingo no Parque de Serralves. O BioBlitz renova o seu objetivo de "educar e sensibilizar" para a biodiversidade, dando a conhecer a fauna e a flora do parque, através da exploração de metodologias científicas e artísticas. O Município do Porto marca, mais uma vez, presença no evento, revelando os jardins e animais da cidade, através de jogos e brincadeiras.

A iniciativa, organizada em parceira com a Lipor e os municípios associados, decorreu durante a semana, sobretudo, para a comunidade educativa, estando aberta, este fim de semana, para famílias e público em geral. Os visitantes terão oportunidade de participar em várias exposições, oficinas científicas e pedagógicas, visitas temáticas, saídas de campo com investigadores e especialistas, atividades em autonomia e assistir a diversos espetáculos espalhados pelos diferentes espaços do parque.

O Município do Porto está presente no evento, com diversas atividades, nomeadamente as oficinas "Liga-te à Natureza e Jardim de Animais", dirigidas a alunos do 1.º ciclo e dinamizadas pela Equipa de Educação para a Sustentabilidade do Porto. Esta sexta-feira, o vice-presidente da Câmara Municipal, Filipe Araújo, marcou presença no evento e testemunhou a grande afluência às iniciativas promovidas pela autarquia e não só.

Município do Porto dinamiza oficina "Jardim de animais"

No domingo, para as famílias e público em geral, a Equipa de Educação para a Sustentabilidade do Porto volta a estar presente em Serralves, através da oficina "Jardim de animais". Com esta atividade, os participantes ficam a conhecer melhor alguns animais que vivem nos parques e jardins do Porto, através de jogos e muita imaginação. A oficina termina com a construção de animais, com recurso a elementos naturais.

O BioBlitz é um evento pedagógico e científico de referência no âmbito da educação e sensibilização para a biodiversidade, com uma narrativa contemporânea que integra a Agenda da Sustentabilidade, assente nos desígnios do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”, e da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade COP16.

Em 2023, o evento levou a Serralves 56.405 pessoas, o número mais alto de sempre, segundo a organização. A participação é gratuita.